Mapa do potencial produtivo do Entorno

paula belmonte ricardo cappelli

A distrital Paula Belmonte (Cidadania), na foto, quer saber mais sobre o perfil produtivo das cidades que compõem o Entorno do Distrito Federal. Ela foi, nesta quarta-feira, 14, à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), onde se encontrou com o presidente Ricardo Cappelli para solicitar um estudo sobre a vocação econômica e industrial da Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal (Ride-DF).

O objetivo, disse a deputada, é subsidiar políticas públicas mais eficazes para a região, que abriga cerca de 1,5 milhão de habitantes e apresenta índices preocupantes de desigualdade social e econômica. Segundo o IBGE, municípios como Águas Lindas e Luziânia têm Produto Interno Bruto (PIB) per capita muito abaixo da média nacional.

Paula – que, assim como Cappelli, não esconde o desejo de se candidatar ao Governo do DF – disse ter sido muito bem recebida na ABDI. Para a deputada, o levantamento pode apontar caminhos concretos para o desenvolvimento sustentável da região.

“Queremos construir alternativas reais para ampliar a capacidade econômica da Ride e diminuir as desigualdades históricas em relação ao DF”, afirmou.

O estudo, conforme sugestão de Paula, deve incluir indicadores como renda, mobilidade urbana, acesso à infraestrutura, perfil industrial, educação profissional e geração de empregos. A proposta, conforme ela sinalizou no ofício entregue em mãos para Cappelli, está alinhada com a Lei Complementar nº 94/1998, que regulamenta a atuação integrada entre o Distrito Federal e os estados de Goiás e Minas Gerais para o desenvolvimento da região.

Casamento difícil

Embora tanto Paula Belmonte quanto Ricardo Cappelli sejam pessoas de diálogo fácil e comunguem da oposição a Ibaneis Rocha e Celina Leão, o relacionamento entre ambos parece de jacaré com cobra d’água.

Cappelli defende toda e qualquer iniciativa do presidente Lula. Vale até para os desvios do INSS. Já Paula Belmonte tem pontos de vista muito mais ponderados, inclusive aproximando-de PL, PODEMOS e PSD.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.