Exército entrará em Gaza com ‘força total’ nos próximos dias, diz Netanyahu

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta terça-feira (13) que o Exército do país entrará na Faixa de Gaza “com força total” nos próximos dias, segundo um comunicado de seu gabinete.

Ele também afirmou que seu governo trabalha para encontrar países dispostos a aceitar palestinos que, segundo ele, poderiam sair da Faixa de Gaza em grande número.

Em 5 de maio, Israel anunciou uma nova campanha militar contra a Faixa de Gaza, que inclui a “conquista” do território palestino. Esta campanha exigirá o deslocamento interno da “maioria” de seus habitantes, segundo o Exército, que afirma ter mobilizado “dezenas de milhares de reservistas”.

“Nos próximos dias, entraremos com a nossa força total para completar a operação. Completar a operação significa derrotar o Hamas, destruir o Hamas”, disse Netanyahu sobre o movimento palestino que governa a Faixa.

“Não haverá situação em que possamos parar a guerra. Pode haver uma trégua temporária (para garantir a libertação dos reféns ainda mantidos em Gaza), mas vamos com tudo”, enfatizou.

O primeiro-ministro israelense também falou sobre a possível realocação de parte da população de Gaza para outros países.

“Estabelecemos uma administração que permitirá que eles saiam, mas o problema do nosso lado se resume a uma coisa: precisamos de países dispostos a acolhê-los. É nisso que estamos trabalhando atualmente”, enfatizou.

“Se lhes oferecermos a oportunidade de sair, mais de 50% sairão, e acredito que muitos mais”, acrescentou.

© Agence France-Presse

Adicionar aos favoritos o Link permanente.