Acabar com as guerras ‘é precondição para o desenvolvimento’, diz Lula na China

bras’lia (df) 14 04 2023 o presidente da china, xi jinping (e) recebe no grande pal‡cio do povo, o presidente luiz in‡cio lula da silva (d). neste encontro assinaram uma sŽrie de acordos comerciais e de parceria. foto: ricardo stuckert/pr

Em visita à China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o que chamou de “insensatez dos conflitos armados” e citou os casos das guerras ocorridas na Palestina e na Ucrânia. O líder brasileiro defendeu que acabar com esses conflitos “é precondição para o desenvolvimento” e disse que entendimentos firmados entre Brasil e China “para uma resolução política para a crise na Ucrânia oferecem base para um diálogo abrangente que permita o retorno da paz à Europa”.

“A humanidade se apequena diante das atrocidades cometidas em Gaza. Não haverá paz sem um Estado da Palestina independente e viável, vivendo lado a lado com o Estado de Israel. Somente uma ONU reformada poderá cumprir os ideais de paz, direitos humanos e progresso social consagrados em 1945 na Carta de São Francisco”, afirmou o presidente, que voltou a defender que o Conselho de Segurança das Nações Unidas reflita uma maior diversidade.

Lula proferiu o discurso nesta terça-feira, 13, ao lado do presidente da China, Xi Jinping.

Estadão Conteúdo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.