TJDFT e Faculdade Ária oferecem tratamento odontológico gratuito a crianças e adolescentes vulneráveis

Foto: Dimmy Falcão/TJDFT

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) fez a entrega de 350 kits de saúde bucal a crianças e adolescentes de instituições de acolhimento do DF durante evento educativo nesta sexta-feira, 9/5. A doação faz parte da campanha Um sorriso que transforma, parceria entre o programa de voluntariado do Tribunal, Anjos do Amanhã, e a Faculdade de Odontologia Ária, para oferecer atendimento odontológico gratuito para cerca de 350 jovens acolhidos.

Durante a assinatura do termo de adesão ao voluntariado, o juiz coordenador da infância e da juventude do DF, Evandro Neiva de Amorim, agradeceu a Faculdade Ária, aos seus professores e estudantes, por disporem seus conhecimentos e habilidades aos jovens ligados à Justiça Infantojuvenil. “Quando unimos esforços do Poder Judiciário e da educação superior para o cuidado da criança, estamos dizendo em alto e bom tom que eles não estão esquecidos, que são prioridade absoluta”, disse o magistrado.

Para o juiz substituto da 1ª Vara da Infância e da Juventude (1ª VIJ), Redivaldo Dias Barbosa, a parceria vai além de promover a saúde bucal. “O sorriso de uma criança não é só sinal de alegria, é um espelho de como ela é cuidada e acolhida. Plantamos sementes de dignidade, saúde e de autoestima”, defendeu o juiz da 1ªVIJ.

A parceria foi possível graças à intermediação da Secretaria de Saúde do TJDFT, por meio da Coordenadoria de Odontologia. “É com muita alegria que ajudamos nessa iniciativa. Ela vai atender as demandas de saúde bucal, corretivas e preventivas, que são tão importantes para a saúde geral e a qualidade de vida”, disse a coordenadora de Odontologia do Tribunal, Cristiane Gonçalves Pimenta da Veiga Neves. A assinatura do termo contou também com participação do Secretário de Saúde do TJDFT, Tomaz de Aquino Vasco da Silva.

Participaram da ação quatro professores e 47 alunos voluntários da Faculdade Ária. “Enquanto instituição de ensino, entendemos a importância da responsabilidade social e do encontro de vidas, da faculdade, do acadêmico com o Judiciário e as crianças”, compartilhou a professora Lila Louise Moreira Martins Franco. A aluna Larissa de Lima Cristino acredita que a iniciativa é uma via de mão dupla. “O projeto é uma ótima oportunidade para aprendermos. Ajudamos com o que, para nós, parece pequeno, mas que significa muito para eles”, falou.

Serviço à comunidade

Os serviços voluntários da parceria já começaram a ser executados hoje. Cerca de 45 crianças e adolescentes, de cinco instituições, passaram por triagem odontológica com criação de ficha para início dos atendimentos. Os demais jovens que tiverem necessidade de acompanhamento serão encaminhados à Faculdade Ária pelo Anjos do Amanhã.

O supervisor da Rede Solidária, Márcio Alves, acredita que a assinatura da parceria é um dos momentos que faz o trabalho do programa de voluntariado ganhar mais sentido. “É muito gratificante ver uma ideia se transformar em ação e uma ação se transformar em esperança para tantas crianças e adolescentes com ajuda dos nossos voluntários. Todos sabemos que quando a gente sorri para a vida, ela sorri de volta”, defendeu o servidor.

As crianças e adolescentes presentes também participaram de bate-papo com a odontopediatra do TJDFT Maria Cecília de Abreu Dias Pessoa Guerra. Ela explicou, de forma lúdica e interativa, sobre a formação e disposição dos dentes, a dentição de leite, a importância da escovação, cárie e outros temas para ajudar na saúde bucal. As crianças também puderam fazer perguntas para a odontopediatra.

Com informações do TJDFT

Adicionar aos favoritos o Link permanente.