Pelo quarto mês consecutivo, a movimentação do Complexo Portuário de Itajaí é positiva. No acumulado do ano, já são 4,8 milhões de toneladas, o que representa uma alta de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em abril, houve um crescimento de 5% em comparação ao mesmo mês de 2024, com a movimentação de 1.132.936 toneladas.
“O Complexo Portuário de Itajaí tem se destacado pelo crescimento continuo na movimentação de cargas. Além disso, o Porto de Itajaí com os novos investimentos previstos pelo Governo Federal voltará a ser um dos principais hubs logísticos do estado e do país”, avaliou o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos.
Do volume total, 582.587 toneladas correspondem às exportações e 550. 349 toneladas as importações.
No que diz respeito ao número de contêineres, abril contabilizou:
- 58.902 unidades movimentadas (cheios e vazios)
- 109.275 TEUs (Twenty-foot Equivalent Units), registrando alta de 13% sobre abril de 2024.
Ao todo, 100 navios foram operados durante o mês. Além disso, um marco significativo, a realização do 2.000º giro na bacia de evolução. A manobra foi realizada pelo navio MSC Charleston, um porta-contêiner.
O Porto de Itajaí, dividido entre cais público e área arrendada (JBS), conta atualmente com 28 linhas marítimas ativas, conectando o Brasil a diversos destinos internacionais e nacionais. Uma novidade importante é a inclusão da Linha Puma, do armador Mercosul Line, que passará a operar na área arrendada, a partir do mês de maio.
O post Complexo Portuário de Itajaí movimenta mais de 1,1 milhão de toneladas, em abril apareceu primeiro em Olhar do Vale.