
O CHSL realiza uma média de 20 a 30 procedimentos neurocirúrgicos mensais de alto nível de dificuldade Crédito: Divulgação
Um novo equipamento adquirido para oferecer um atendimento de excelência nos procedimentos neurocirúrgicos no Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL) foi usado pela primeira vez na manhã desta sexta-feira, dia 9 de maio, no Centro Cirúrgico, pela equipe do renomado médico neurocirurgião, Dr. Antônio Luiz Carone, que ansiava pela chegada do microscópio M530 OHX Leica Micro Assistance.
Segundo Dr. Carone, o equipamento de ponta foi usado pela primeira vez para a retirada de um tumor cerebral e conta com todos os aparatos para o trabalho do neurocirurgião.
“Ele tem um comando feito pela mão, próprio para movimentos mais longos e delicados. Ele consegue concentrar, focalizar a lesão e aumentar muito área cirúrgica. Ele também grava e fotografa. Ele tem um outro aparato onde podemos fazer algumas medicações e contrastes dos tumores também. Realmente é um aparelho de primeiro mundo, fabricado na Suíça, que acredito ser o mais adequado para nossa demanda no Complexo Hospitalar. É uma aquisição de primeira linha. É fruto de um trabalho muito grande de muitas pessoas. Eu sou grato pelo atendimento da nossa reivindicação. Agradeço aos dirigentes da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí por ter atendido os nossos pedidos que vão beneficiar muito os pacientes de Pouso Alegre e região”, agradece Dr. Carone.
Crédito: Divulgação
O serviço de Neurocirurgia é destaque em todo o estado de Minas Gerais.
“Como membro da Associação Americana de Neurocirurgiões posso afirmar que não existe muita diferença nos procedimentos cirúrgicos complexos realizados em São Paulo e aqui no Centro Hospitalar. Então, a neurocirurgia do CHSL é reconhecida nacionalmente e pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, ao qual somos afiliados, juntamente com o Ministério da Educação (MEC). Pensamos sempre nos pacientes”, afirma Dr. Carone.
A coordenadora do Centro Cirúrgico, Mônica de Carvalho Simões, disse que o novo equipamento chegou em um momento muito especial para os procedimentos neurocirúrgicos no CHSL.
“Buscamos cada vez mais a melhoria dos nossos processos para que seja dada uma qualidade melhor de atendimento ao paciente. Hoje, pela primeira vez, depois de um treinamento realizado com todos os neurocirurgiões e residentes do complexo hospitalar, usamos o novo equipamento. Para se ter uma ideia, normalmente fazemos uma média de 20 a 30 cirurgias neurológicas mensais, cirurgias de grande porte, consideradas de alto nível de dificuldade. Para todos nós é motivo de alegria receber esse avanço tecnológico no Centro Cirúrgico”, comemora.
Crédito: Divulgação
O diretor técnico do CHSL, Dr. Saulo Lamas, disse que é sempre uma alegria adquirir um equipamento que traz muitos benefícios aos pacientes.
“Atendemos esse pedido que é um sonho da equipe de Neurocirurgia. O microscópio possui uma qualidade enorme para trazer ótimos resultados nas cirurgias, principalmente em tumores. É mais um investimento que fazemos pensando na saúde de toda a população. Isso me deixa muito feliz, me traz muita satisfação. Com certeza, estamos crescendo, estamos melhorando, e inovando em tecnologia”, disse Saulo no início da cirurgia.
O engenheiro especialista da Leica Microsystems, Lucas Coelho de Souza, que fez o treinamento no CHSL, conta outros benefícios do equipamento que possui uma tecnologia Fusion Optics, que funde duas imagens.
“Ele tem uma imagem com maior resolução e outra imagem com maior iluminação e profundidade de campo. Quando ele funde as imagens, permite um desgaste menor para o cirurgião. Ele tem a tecnologia de presença também que reage com a florescência ótica. É um equipamento top de linha aqui pro nosso país e todos os melhores hospitais, os hospitais que procuram investir mais em relação ao seu parque de equipamentos”, garante o engenheiro.