A cirurgia, a foto e o plano: Bolsonaro articula o poder mesmo sob risco de prisão

BRASÍLIA, SEGUNDA-FEIRA, 12 DE MAIO DE 2025 – Nº 4.116

Plano B, de Bolsonaro

A inédita (e inacreditável) foto de seu intestino aberto, em cirurgia, publicada nas suas redes sociais, foi providência jurídica e pessoal de Jair Bolsonaro. O ex-presidente da República coleta provas para que, se condenado à prisão pelo STF, tenha direito a pedir a domiciliar por questões de saúde. Inelegível mas com poder de articulação, mesmo se condenado Bolsonaro poderá articular palanques Brasil afora apesar de ficar eventualmente em casa. Seu projeto é eleger pelo menos 15 governadores – com fortes bancadas no Congresso Nacional – e no mínimo 50 senadores (há duas vagas por Estado em disputa em 2026). É por isso que, até dias antes da última internação, estava rodando o País. Se seu plano numérico eleitoral vingar, ele consegue eleger um aliado para o Planalto. E se caso um adversário vencer para presidente – seja Lula da Silva ou outro(a) – o(a) futuro(a) inquilino(a) do Palácio ganha, mas não governa. 

EPol off-line

O sistema de condução de inquéritos da Polícia Federal ficou uma semana sem funcionar. Até a sexta-feira estava off-line, conta uma fonte da Coluna. O apagão nos inquéritos é um custo incalculável da corporação inteira parada nas investigações. Não há notícias, ainda, da causa. Enquanto isso, segue o famoso desafio por eficiência na produção, disputada entre superintendências.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Enlatada

A página https://ouvidoriacidadaebc.org/ soltou nota dura sobre a diretora da EBC com o título “Diretora da EBC dá entrevista (site da Fundação Perseu Abramo) sem base na realidade”. Trata-se da roteirista e cineasta Antônia Pellegrino, a esposa do presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Segundo o blog, a EBC tem veiculado mais “enlatados” de produtoras, sem valorizar a própria equipe e suas produções.

Engenheiros unidos

Engenheiros do Brasil estão preocupados com o PL 1.024/20, que, segundo contam associados de conhecidas entidades, abre “indiscriminadamente” o mercado brasileiro para engenheiros estrangeiros. Representantes de entidades como Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros e CREA estaduais se reuniram com o deputado Rogério Correia (PT-MG), relator do projeto, e querem ser ouvidos.

Memória

O movimento “Ocupa Rubens Paiva” fará campanha pela instalação de um busto em homenagem ao jornalista Mário Alves, em frente à antiga sede do DOI-CODI na Tijuca, no Rio de Janeiro. Mário Alves foi um dos fundadores da União Nacional dos Estudantes e membro do PCB. Ficou preso no DOI-CODI e foi assassinado, segundo denúncias, no período do regime militar. Seu corpo nunca foi encontrado.

Trintou

O Ourocap, título de capitalização do BB e da Brasilcap, completa 30 anos em 2025. Será lançada campanha publicitária com o lema “Acreditar, Comprar e Realizar”. O cantor Xande de Pilares será o garoto propaganda. A intenção é valorizar a confiança estabelecida entre a empresa e os clientes. Haverá sorteios de prêmios milionários para o público.

ESPLANADEIRA

#​CAIXA Cultural Brasília apresenta, de amanhã a domingo, espetáculo “A Menina Escorrendo dos Olhos da Mãe”. #Robbu abre vagas na área de tecnologia em SP. #Luby anuncia realização do Computer Vision Meetup 2025 e Cybersecurity Meetup 2025. #ABF Rio realiza amanhã o evento Pós Web Summit Rio. #Sicredi destina R$ 435 milhões a investimentos sociais. #Brasília ganha bar inspirado no mestre do Impressionismo, o Monet Speakeasy.


[email protected] 2011 – 2025. Coluna Esplanada®©  – Todos os direitos reservados.
LEMA Comunicação

O post A cirurgia, a foto e o plano: Bolsonaro articula o poder mesmo sob risco de prisão apareceu primeiro em Folha BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.