Porto de Itajaí avança na criação de empresa pública

O superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, esteve em Brasília nesta sexta-feira (9) para tratar da criação de uma empresa pública que assumirá a administração do porto. Em reunião com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Bastos buscou subsídios técnicos para viabilizar a proposta, que será formalizada em um projeto de lei.

“Nosso objetivo é apresentar o PL antes da definição do orçamento de 2026, para garantir operação com autonomia já no próximo ano. Caso contrário, pode ficar para 2027”, afirmou.

A nova estrutura surge após o fim do convênio entre a União e o município de Itajaí, e busca garantir autonomia administrativa, segurança jurídica e novos investimentos no complexo portuário.

Nova concessão do Canal de Acesso também avança
Ainda na capital federal, o superintendente se reuniu com a equipe da Infra S.A., responsável pela modelagem da concessão definitiva do Canal de Acesso ao Porto e pela estruturação da nova concorrência pública das operações portuárias.

“Saímos com avanços importantes, que trazem segurança jurídica e tornam o Porto de Itajaí mais competitivo no cenário global”, destacou Bastos.

As tratativas fazem parte dos esforços para devolver ao Porto de Itajaí o protagonismo entre os grandes centros logísticos do Brasil.

The post Porto de Itajaí avança na criação de empresa pública appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.