Você guarda tomates na posição errada! Guardá-los da forma correta melhora a durabilidade

Tomates em um balde amarelo

A posição do tomate pode fazer toda a diferença na durabilidade do fruto – Foto: Freepik/ND

A maneira como você armazena seus tomates tem impacto direto na durabilidade e na qualidade do sabor.

Aprenda de uma vez por todas como otimizar a conservação desses frutos — até mesmo a posição em que são guardados influencia para que permaneçam frescos por mais tempo.

O segredo dos tomates duradouros

O segredo para conservar tomates por mais tempo está na forma como você os posiciona.

Guarde-os com o caule virado para baixo, segundo a BHG (Better Homes & Gardens), isso ajuda a bloquear a entrada de ar e a impedir o contato com fungos e bactérias, o que retarda o apodrecimento.

Segundo especialistas da BHG, essa técnica também ajuda a manter a umidade natural do tomate.

Tomates dentro de um saco industrial

Guardar tomates com o caule para baixo é um truque simples e eficaz – Foto: Freepik/ND

Você pode, ainda, colocar um pedaço de fita adesiva no talo antes de virar o tomate, isso pode fazer com que ele dure de 7 a 10 dias.

No caso de tomates-cereja ou uva, o ideal é deixá-los em um prato raso, para que o ar circule bem entre eles.

Temperatura ambiente

Se você quer que seus tomates fiquem saborosos e com boa textura, o ideal é deixá-los fora da geladeira até que amadureçam.

Procure deixá-los em um lugar fresco, entre 15°C e 19°C. Colocar tomates na geladeira antes da hora interrompe o amadurecimento e pode deixá-los com gosto ruim e textura farinhenta.

Depois de maduros, até dá para refrigerar por alguns dias se não for consumir logo, mas o melhor é deixá-los em temperatura ambiente antes de comer, para que o sabor volte ao normal.

Outras dicas

Tomates ainda com o caule sobre uma mesa de madeira

A umidade é inimiga da conservação do tomate – Foto: Freepik/ND

Tomates verdes devem amadurecer em temperatura ambiente, e, segundo a BHG, uma forma eficaz de acelerar esse processo é colocá-los em um saco de papel, preferencialmente junto com uma banana ou maçã, que liberam um gás chamado etileno, responsável por estimular o amadurecimento.

Já os tomates cortados são a única exceção à regra de não refrigerar. Após abertos, devem ser guardados na geladeira, dentro de um recipiente, e consumidos em até dois dias para evitar a proliferação de bactérias.

Outro cuidado importante é não lavar os tomates antes de armazená-los, pois a umidade favorece o crescimento de mofo, leveduras e bactérias, a lavagem deve ser feita apenas no momento do consumo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.