Em obras, nova sede do 15º BPM na Estrutural vai reforçar a segurança da população

dentro (8)

A nova sede do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM), na Estrutural, está ganhando forma e avançando para as etapas finais de estruturação. O novo quartel, erguido com investimento de R$ 9 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF), terá 960 m² distribuídos em dois pavimentos e contará com blocos administrativos, alojamentos, estacionamento, guarita, área de treinamento, espaços de bem-estar para os servidores e salas de reunião com a comunidade — tudo com acessibilidade garantida.

Até o momento, as equipes responsáveis pela obra já concluíram a fundação e iniciaram as instalações elétricas e hidráulicas. O quartel é feito com estrutura metálica, o que garante agilidade na execução da obra, já que as peças chegam prontas ao canteiro e são montadas rapidamente, reduzindo o tempo total de construção. Além disso, o sistema metálico garante maior leveza, diminuindo a carga sobre as fundações, e a precisão do encaixe das peças também resulta em menos desperdício de material.

O 15º BPM será responsável por atender seis regiões: Estrutural, Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA), Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA), Assentamento 26 de Setembro, Cidade do Automóvel e Setor de Transporte Rodoviário de Cargas (STRC).

A localização da sede, bem na entrada da cidade, é estratégica e vai garantir melhores condições de trabalho e conforto aos policiais e maior percepção de segurança para os cerca de 50 mil moradores da região. O administrador regional da Estrutural, Alceu Prestes, destacou o simbolismo da obra: “É uma reivindicação antiga, desde os primórdios da cidade. Sempre estivemos com a nossa PMDF em espaços improvisados. Agora, com a gestão do governador Ibaneis Rocha, a obra finalmente saiu do papel e esperamos inaugurá-la em breve”.

O comandante do batalhão, tenente Vandré Silvano, reforçou que a nova estrutura será decisiva para a melhoria das condições de trabalho dos policiais. “Hoje, nossa sede funciona provisoriamente na Cidade do Automóvel, sem estrutura adequada. A nova sede vai permitir desde o armazenamento correto dos armamentos até um espaço digno para descanso e planejamento das ações, o que impacta diretamente na qualidade do serviço prestado à sociedade”, afirmou.
A mudança também é comemorada por quem vive a realidade da Estrutural. Morador há mais de 30 anos, o vigilante Francisco Édson Xavier, o China, lembra que o policiamento antes era feito a partir do Guará e que a sensação de abandono era grande. “A segurança era escassa. Esse batalhão aqui é uma conquista que lutamos muito para ver acontecer”.

O pastor Raimundo Nonato Campos, que chegou à cidade em 1993, se emocionou ao visitar o canteiro de obras: “Já vimos muito sangue ser derramado. Hoje, vejo esse prédio de pé e penso nos jovens que terão mais segurança e oportunidades. A segurança traz vida”.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.