Caucaia lança plataforma inovadora para fortalecer o cuidado à pessoa idosa

A nova tecnologia será implantada inicialmente em seis unidades de saúde modelo, em fase piloto.

A Prefeitura de Caucaia dá mais um passo em direção à inovação e ao cuidado humanizado com o lançamento da Plataforma Zelo Saúde, uma ferramenta digital desenvolvida para melhorar o atendimento à população idosa do município. A nova tecnologia será implantada inicialmente em seis unidades de saúde modelo, em fase piloto.

O lançamento oficial acontece nesta sexta-feira (9/5), durante um curso de formação na Faculdade Terra Nordeste (Fatene). Pela manhã, a capacitação será voltada para gestores da saúde; à tarde, será a vez de agentes comunitários, equipes multiprofissionais e usuários participarem da formação.

Desenvolvida em parceria com a Fiocruz, a plataforma Zelo Saúde oferece um conjunto de funcionalidades que vão transformar a forma como as equipes de saúde interagem com idosos, cuidadores e familiares. O aplicativo permite o monitoramento clínico, acompanhamento de medicações, registro de visitas, emissão de planos de cuidado personalizados e comunicação direta via chat com a equipe de saúde.

Para os profissionais, a ferramenta representa mais praticidade no dia a dia, com a possibilidade de registrar informações em tempo real e integrar diferentes áreas do cuidado, como plano nutricional, avaliação física-funcional e acompanhamento de doenças crônicas.

Já para os cuidadores e familiares, a plataforma garante mais segurança e proximidade, com acesso a dados clínicos, notificações, resultados de exames e orientações de forma clara e acessível.

“A proposta é fortalecer os vínculos entre a unidade de saúde, o idoso e sua rede de apoio, promovendo um cuidado mais eficiente, seguro e humanizado. Essa ferramenta vai qualificar ainda mais o trabalho das equipes e garantir que a família esteja integrada no processo de cuidado”, destacou o secretário municipal de Saúde, Moacir Soares.

Além disso, a gestão integrada proporcionada pela plataforma tem o potencial de reduzir hospitalizações e custos de assistência, otimizando recursos e contribuindo para melhores decisões clínicas.

Com a iniciativa, Caucaia torna-se uma das primeiras cidades do Ceará a implantar a Plataforma Zelo Saúde no atendimento à pessoa idosa em âmbito municipal. “Estamos usando a tecnologia a favor da saúde pública, com foco nas pessoas que mais precisam de atenção constante e acolhedora. A saúde é e continuará sendo prioridade absoluta da nossa gestão. Cuidar de quem cuidou de nós é uma forma de respeito e reconhecimento”, destaca o prefeito Naumi Amorim.

O ex-deputado federal e coordenador de Inovação e Pesquisador da Fiocruz, Odorico Monteiro, destacou que o objetivo é “levar essa iniciativa para todo o Ceará e para o Brasil”. “Somos um dos países que mais vai envelhecer nos próximos anos e esse é um esforço para prestar maior assistência aos idosos. Desafio grande, mas estamos empolgados”, afirmou.

A expectativa é que, após a fase piloto, a ferramenta seja ampliada para outras unidades de saúde da cidade, beneficiando um número ainda maior de famílias.

Autor: Da redação com ascom/foto: ascom

Adicionar aos favoritos o Link permanente.