Caças que podem chegar a 2 mil km/h sobrevoam Boa Vista; vídeo

Caça F-5 EM da FAB - Foto-Jonathan Verschuuren (1)
Caça F-5EM, de matrícula 4857, da Força Aérea Brasileira (Foto: Jonathan Verschuuren/Ilustração)

Dois caças F-5M, da Força Aérea Brasileira (FAB), sobrevoaram Boa Vista nesta sexta-feira (9) e atraíram a curiosidade de moradores da capital de Roraima. Nas redes sociais, internautas se dividiram entre elogios e críticas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



“Gosto muito do som das aeronaves. Quem passa aqui em cima de casa, só escuta o som”, disse um. “Eu e minha bebê acordamos assustadas. Achei que o avião estava caindo. O barulho foi muito alto, nunca tinha ouvido algo assim”, disse uma internauta.

O social media Manoel Kipissy registrou o momento em que um dos caças sobrevoava o bairro Jardim Floresta, na zona Oeste, próximo à Base Aérea de Boa Vista. Na imagem, é possível identificar que a aeronave é um modelo F-5EM 4867 (conheça-o mais abaixo).

A Folha procurou a FAB para esclarecer oficialmente a razão do exercício militar, mas ainda não recebeu retorno.

No entanto, a reportagem apurou junto a fontes que as manobras são comuns pelo Brasil. Em Roraima, elas servem para preparar o País a defender a região de fronteira.

Desde 2023, o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, tem ameaçado tomar o território de Essequibo, sob o domínio da Guiana. O Estado é a fronteira do Brasil com os países.

História do caça

O caça F-5EM, de matrícula 4867, foi fabricado em 1973 pela empresa americana Northrop Corporation. Ele serviu à Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) de 1973 a 1988.

Foi nesse ano que a FAB adquiriu 21 caças, incluindo o F-5. Então, a corporação incorporou o lote de aeronaves ao Grupo de Aviação Esquadrão Pampa, em Canoas (RS).

O avião foi modernizado entre 2007 e 2011 e, atualmente, integra o 1º Grupo de Aviação de Caça, na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro.

Avião pode chegar a 2 mil km/h

O caça tem 14,45m de comprimento, 8,13m de envergadura e 4,08m de altura. Ele pesa de 4,3 (vazio) a 11,1 toneladas (com carga máxima) e pode voar a uma velocidade de 1.960 quilômetros por hora.

Além disso, o F-5EM pode alcançar até 15,8 mil metros (ou 51.800 pés) de altitude. Ou seja, pode atingir a estratosfera da Terra – acima das nuvens e da maioria dos fenômenos climáticos do planeta.

Ademais, o avião tem armamento composto por dois canhões de 20 milímetros e é capaz de transportar mísseis, bombas convencionais e guiadas e foguetes de 70 milímetros.

Assim, o caça é capaz de destruir caças e helicópteros inimigos, veículos blindados leves, alvos estratégicos terrestres (como depósitos, radares, pistas), além de alvos móveis ou fixos com precisão (se equipado com armas guiadas).

O post Caças que podem chegar a 2 mil km/h sobrevoam Boa Vista; vídeo apareceu primeiro em Folha BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.