Capacitação reúne mais de 300 participantes em debates sobre segurança pública

capacitação

Um grupo de 331 pessoas foi diplomado na mais recente edição da capacitação promovida pelos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs). A formação, realizada ao longo das últimas semanas, discutiu temas relevantes para a área da segurança pública, como o impacto das distribuidoras de bebidas nos índices de criminalidade, a realidade da população em situação de rua e o uso de dados estatísticos no enfrentamento ao crime.

A capacitação integra a política de formação continuada iniciada no ano passado e tem como público conselheiros dos Consegs, lideranças comunitárias, servidores, integrantes das forças de segurança e moradores das regiões administrativas do Distrito Federal.

Durante a cerimônia de formatura, realizada no Colégio Militar Tiradentes, o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, destacou a importância do diálogo com a sociedade civil. “Sempre admirei o trabalho dos Conselhos desde minha primeira gestão à frente da Secretaria. Estar conectado às demandas reais da sociedade fortalece a legitimidade das nossas ações”, afirmou.

Para o subsecretário dos Consegs, Paulo André, a formação colabora para a qualificação dos debates sobre segurança. “Os Consegs são protagonistas na política de segurança integral. Quando a comunidade está bem informada, os debates se tornam mais produtivos e as decisões, mais assertivas”, ressaltou.

Participação popular

Os Consegs são espaços de participação voluntária voltados ao debate de questões ligadas à segurança pública. Além de identificar e encaminhar demandas da comunidade, colaboram com o monitoramento de ações, avaliação de resultados e articulação com os órgãos responsáveis pelas políticas do setor.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e Agência Brasília

Adicionar aos favoritos o Link permanente.