Israel promete responder com “contundência” aos huthis após interceptar míssil do Iêmen

O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, prometeu nesta sexta-feira (9) responder com “contundência” aos mísseis dos huthis, depois que o Exército interceptou um projétil reivindicado pelos rebeldes pró-Irã.

“Os huthis continuam disparando mísseis iranianos contra Israel. Como prometemos, responderemos com contundência, ao Iêmen e onde for necessário”, garantiu Katz em uma mensagem no X.

Mais cedo, o Exército israelense anunciou ter derrubado um míssil disparado do Iêmen. Jornalistas da AFP ouviram explosões sobre Jerusalém.

“Após as sirenes que soaram há alguns momentos em várias partes de Israel, um míssil disparado do Iêmen foi interceptado”, disse o Exército em um comunicado.

Os huthis, que controlam grandes áreas do Iêmen, afirmaram que tinham como objetivo atacar o aeroporto internacional Ben Gurion, de Tel Aviv, com um “míssil balístico hipersônico”.

A porta-voz dos rebeldes, também relatou um ataque com drones contra “um alvo vital do inimigo israelense na região ocupada de Jaffa”, no sul de Tel Aviv.

Desde o início da guerra em Gaza, os rebeldes huthis do Iêmen lançaram dezenas de ataques com mísseis e drones contra Israel em solidariedade aos palestinos.

A guerra em Gaza foi desencadeada pelo ataque sem precedentes a Israel pelo movimento islamista palestino Hamas.

No domingo, um míssil disparado pelos huthis atingiu pela primeira vez o interior do perímetro do Aeroporto Ben Gurion, segundo o Exército israelense.

O ataque deixou ferimentos leves e danos materiais e levou companhias aéreas estrangeiras a suspender voos de e para Tel Aviv.

Em resposta, Israel realizou ataques esta semana no aeroporto da capital do Iêmen, Saná, alegando tê-lo deixado completamente fora de serviço.

O ministro Katz também ameaçou os líderes iranianos, a quem ele acusa de apoiar os huthis, de fazê-los vivenciar o que Israel fez “ao Hamas em Gaza”.

© Agence France-Presse

Adicionar aos favoritos o Link permanente.