Embora ainda exista a percepção de que embarcações de lazer desvalorizam rapidamente com o tempo, essa ideia nem sempre se confirma na prática. Segundo especialistas do setor náutico, algumas lanchas, especialmente de marcas consolidadas, têm apresentado alto poder de revenda, liquidez e até valorização, além de representarem uma oportunidade de geração de renda com locações por temporada.
De acordo com Lucas Gonçalves, gerente comercial da WS Náutica – concessionária da marca Focker, produzida pela Fibrafort –, modelos bem conservados e com boa procedência podem ser revendidos até pelo mesmo valor da compra, dependendo do cenário de oferta e demanda. “Durante a pandemia, por exemplo, houve casos de supervalorização de até 20% em razão da escassez de insumos e mão de obra. Hoje, embora esse fenômeno não se repita com a mesma intensidade, ainda é comum vermos lanchas sendo revendidas sem perda de valor”, afirma.
Como exemplo, Lucas cita uma lancha Focker 272 GTC adquirida em 2023 por R$ 500 mil e revendida neste ano pelo mesmo preço. Segundo ele, fatores como qualidade construtiva, renome da marca e conservação do bem são determinantes para essa performance no mercado de usados.
Locação náutica ganha força como fonte de renda
Além do potencial de revenda, o uso das lanchas como fonte de renda complementar também tem crescido. A locação por temporada, passeios turísticos e eventos náuticos impulsionam esse novo perfil de proprietário-investidor, que transforma o lazer em negócio. A prática tem se expandido especialmente em regiões turísticas e cidades litorâneas com forte apelo ao turismo náutico.
Para a diretora de negócios da Fibrafort, Barbara Martendal, o setor vive um momento de transformação. “O mercado náutico, que antes era associado exclusivamente ao lazer, hoje também representa uma opção sólida de investimento. Com o aquecimento do turismo e o aumento da procura por experiências em alto-mar, os barcos se tornaram ativos valorizados. Se bem conservada e com manutenção em dia, uma embarcação tem potencial não só de manter seu valor, mas também de gerar receita ao proprietário”, explica.
Com isso, o mercado de lanchas passa a ser visto com outros olhos por investidores e consumidores que, além de buscar lazer, enxergam valor em diversificar seu portfólio com ativos náuticos.
The post Adquirir uma lancha pode ser um bom negócio appeared first on SCTODODIA.