Museu de Cocal do Sul preserva relíquias centenárias

Com apenas 34 anos de emancipação, Cocal do Sul, guarda relíquias com mais de um século de história. No Museu Municipal Venícios Burigo, estão preservadas mais de 500 peças que retratam a trajetória da colonização italiana na região, reunindo objetos que vão de móveis e ferramentas a livros, vestimentas e itens litúrgicos.

Entre os destaques do acervo estão a antiga charrete do padre, móveis de madeira maciça, ferramentas de ofícios tradicionais como sapateiros e costureiras, além de livros com caligrafia antiga, que testemunham histórias de fé, trabalho e família. Algumas peças têm origem anterior à fundação do município e pertenceram a famílias tradicionais como os Burigo, Bosa e Cechinel.

“Tem andores de santos, púlpitos e pinturas da igreja da comunidade dos polacos, peças que podem ter até 140 anos”, conta Neide Pellegrin, entusiasta da cultura local e colaboradora na formação do acervo. Os registros mais antigos datam de 1930 e 1938 e estão catalogados em cadernos preservados por Marisa, uma das primeiras colaboradoras do museu.

O museu leva o nome de Venícios Burigo, um dos pioneiros na coleta e preservação dos objetos históricos. “A base foi feita com o que tínhamos nas mãos, com verdade e cuidado”, relembra Neide.

Segundo o gerente de Cultura e Turismo, Jura Fogaça, o espaço é fundamental para a identidade do município. “O museu é uma âncora cultural que nos conecta ao passado, dá sentido ao presente e inspira o futuro. Cada peça conta uma história e ajuda a explicar quem somos”, afirma.

O museu, que integra a Casa da Cultura, passa por um processo contínuo de reorganização e valorização das obras, com foco em ampliar a visibilidade das peças mais significativas, como esculturas e pinturas antigas.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

The post Museu de Cocal do Sul preserva relíquias centenárias appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.