Ibaneis reúne base aliada e apresenta PDOT com foco em ampliação habitacional

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), reuniu nesta quinta-feira (8) 14 deputados distritais da base governista para apresentar o novo Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), que será a próxima proposta prioritária do Palácio do Buriti a ser encaminhada à Câmara Legislativa (CLDF). O encontro ocorreu durante um almoço com a presença da vice-governadora Celina Leão (PP).

O PDOT tem como foco a regularização de áreas ocupadas irregularmente e a ampliação da oferta de habitação regular no DF. “Juntei todo mundo da base para mostrar que o Pdot é importante para Brasília porque regulariza áreas irregulares e abre espaço para oferta habitacional regular. A gente resolve, por exemplo, a questão do Assentamento 26 de Setembro. O projeto corrige erros do passado – porque o grande problema é que outros governos não pensaram nas habitações – e também prevê o futuro, porque Brasília não vai parar de crescer pelo menos nos próximos 50 anos”, afirmou o governador.

Os parlamentares presentes integram a base de apoio ao governo. São eles: Rogério Morro da Cruz (PRD), Pastor Daniel de Castro (PP), Thiago Manzoni (PL), Jorge Vianna (PSD), Eduardo Pedrosa (União), João Cardoso (Avante), Jaqueline Silva (MDB), Dra. Jane (MDB), Wellington Luiz (MDB), Roosevelt (PL), Pepa (PP), Hermeto (MDB), Joaquim Roriz Neto (PL) e Iolando (MDB).

A proposta consolidada do PDOT será apresentada neste sábado (10) em uma reunião pública organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). A pasta vem realizando audiências em regiões administrativas para ouvir a população. Após críticas do Comitê de Gestão Participativa (CGP) sobre a pouca divulgação do tema, a Seduh estendeu o prazo para o envio de sugestões até o fim de abril.

A minuta do PDOT ainda será avaliada pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan). A expectativa é de que o texto final seja encaminhado à CLDF até julho. Ibaneis informou ainda que pretende apresentar o projeto aos deputados de oposição, embora a reunião com esse grupo ainda não tenha data definida.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Adicionar aos favoritos o Link permanente.