O comércio varejista de Balneário Camboriú se prepara para o Dia das Mães com boas expectativas, embora o cenário econômico imponha limitações. Segundo projeção do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Balneário Camboriú e Camboriú (Sindilojas), o crescimento real das vendas deve alcançar 2,5% em 2024 — número superior à média nacional, estimada em 1,9%.
Apesar do aumento de 23% na intenção de compra para a data comemorativa, apontado pela pesquisa da Fecomércio SC, o consumo efetivo deve ser impactado por fatores como o alto custo do crédito e o aumento do endividamento das famílias brasileiras. De acordo com o Banco Central, a taxa média de juros para pessoas físicas chegou a 56,3% ao ano, o maior patamar desde agosto de 2023. Já o comprometimento da renda familiar com dívidas alcançou 30,6%, o maior índice em quase dois anos.
“Diante desse cenário, os comerciantes de Balneário Camboriú se preparam para o Dia das Mães buscando estratégias para atrair os consumidores, mesmo com as restrições financeiras. A expectativa é que, apesar do crescimento modesto, a data continue sendo um importante impulsionador para o varejo local”, destaca Rosemari Tomazoni, presidente do Sindilojas.
Considerada a principal data comercial do primeiro semestre, o Dia das Mães deve movimentar aproximadamente R$ 895,87 milhões em Santa Catarina, conforme cálculos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Os setores de vestuário, calçados e acessórios lideram as previsões de vendas no Brasil, com faturamento projetado em R$ 5,63 bilhões e crescimento estimado de 6,2%. Em seguida aparecem farmácias, perfumarias e lojas de cosméticos (R$ 3,02 bilhões) e o setor de utilidades domésticas e eletroeletrônicos (R$ 1,85 bilhão).
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