FOLHAPRESS
A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina às 13h08 (18h08 em Roma) desta quinta-feira (8), em sinal de que o conclave acabou, e a Igreja Católica já tem um novo papa. Agora, a expectativa recai sobre o momento do “Habemus Papam” (Temos papa, em latim), que será anunciado pelo cardeal francês Dominique Mamberti, 73, como parte da função de protodiácono (o mais antigo entre os cardeais-diáconos).
Considerando os dois conclaves anteriores (2005 e 2013), o intervalo de tempo entre o sinal de fumaça e o “Habemus Papam” pode levar de uma a duas horas -o hiato foi de 1 hora e 53 minutos em 2005, na eleição de Bento 16, e de 1 hora e 6 minutos em 2013, quando Francisco foi o escolhido.
Neste ínterim, o cardeal camerlengo se dirige ao escolhido e pergunta, em latim: “Aceitas a tua eleição canônica para Sumo Pontífice?”.
Após a confirmação, o eleito é questionado sobre o nome pelo qual deseja ser chamado. Em seguida, o novo papa é levado a um local conhecido como sala das lágrimas, ao lado da Capela Sistina, onde veste a roupa com a qual se apresentará ao público pela primeira vez. Só depois desta preparação o protodiácono faz o anúncio na sacada central da Basílica de São Pedro, para que o novo pontífice fale aos fiéis e dê a benção “Urbi et Orbi” (à cidade de Roma e ao mundo).