Dezenas de milhares de pessoas participaram nesta quarta-feira (7), em Istambul, de uma concentração em apoio ao prefeito encarcerado Ekrem Imamoglu, que se tornou o símbolo de uma campanha de oposição ao governo turco.
“Nossa luta é uma luta pela democracia. Pela liberdade”, declarou Özgür Özel, líder do Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata).
O CHP busca manter a ampla mobilização desencadeada pela detenção, em 19 de março, de Imamoglu, acusado de “corrupção” — uma acusação que ele nega.
Imamoglu é o principal rival do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e após sua prisão, dezenas de milhares de pessoas se reuniram todas as noites em Istambul para exigir sua libertação, em um movimento sem precedentes desde 2013.
Contudo, os protestos em seu apoio perderam força nas últimas semanas.
“Erdogan (…) Você vai embora como chegou”, gritou Özel, líder da principal força de oposição, diante do portão principal da Universidade de Istambul.
A instituição anulou o diploma de Imamoglu em 18 de março, na véspera de sua detenção, impedindo-o, na prática, de se candidatar às eleições presidenciais de 2028, apesar de sua nomeação pelo partido.
“Viemos aqui hoje para recuperar [seu] diploma”, continuou Özel diante da multidão, conclamando mais uma vez o presidente Erdogan a convocar eleições antecipadas.
© Agence France-Presse