Andanças: Gama recebe exposição sobre o desenvolvimento urbano e seus desafios

Foto: MPDFT

A exposição “Andanças”, promovida pela Associação Andar a Pé com apoio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), inaugura nesta quinta-feira, 8 de maio, sua etapa no Gama. A abertura oficial ocorrerá às 19h, no Teatro Paulo Gracindo, localizado no Sesc da cidade. Após passar por Planaltina, a mostra permanece no Gama até 1º de junho.

Com foco na reflexão sobre o desenvolvimento urbano e a transformação das cidades, a iniciativa se destaca pelo seu caráter educativo. Estudantes do ensino médio da rede pública local foram capacitados para atuar como mediadores culturais. Durante a formação, eles aprenderam sobre a história do Gama, cultura local, mobilidade, planejamento urbano, resiliência climática e direito à cidade. Como reconhecimento, os jovens receberão bolsa e certificado pela participação.

Esses mediadores estarão à frente da interação com o público e conduzirão oficinas pedagógicas voltadas a alunos de escolas convidadas. Além disso, a programação prevê rodas de conversa abertas à comunidade, promovidas pela Associação Andar a Pé, com o objetivo de estimular o diálogo sobre urbanismo e sustentabilidade.

A exposição, que adapta seu conteúdo de acordo com a localidade, apresenta cinco eixos temáticos: planejamento e gestão urbana, mobilidade, resiliência climática, patrimônio cultural e direito à cidade. O público poderá explorar painéis informativos, vídeos, projeções, depoimentos e um espaço interativo.

A realização da mostra é viabilizada por recursos obtidos por meio de um acordo celebrado pela Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) para reparação de danos. Escolas interessadas em visitar a exposição com grupos de estudantes podem agendar previamente.

“Andanças” ainda passará por Brasília, Taguatinga e Ceilândia, como parte das comemorações pelos 65 anos da capital federal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.