Na manhã desta terça-feira (6), o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), em parceria com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), realizou a operação Moto Legal no Km 0 da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (DF-003), uma das principais vias de acesso à região central de Brasília. A ação integra o conjunto de atividades do movimento Maio Amarelo 2025, que neste ano tem como tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.
Com foco na fiscalização de motociclistas e no combate a irregularidades que colocam em risco a segurança viária, a operação mobilizou dez agentes do DER e dez policiais militares. Durante a blitz, foram realizadas 200 abordagens, que resultaram em 109 autuações por diferentes tipos de infrações.
Entre os principais registros estão 16 condutores inabilitados, cinco motociclistas com categoria de CNH incompatível com o veículo, cinco com CNH vencida, 15 casos de alterações irregulares no sistema de iluminação e 18 motocicletas com pneus em condições inadequadas. Ao todo, 22 motocicletas foram removidas ao depósito por irregularidades diversas.
Segundo o chefe do Núcleo de Operações Especializadas do DER-DF, Rafael Luna, a operação reforça o comprometimento dos órgãos fiscalizadores com a preservação da vida no trânsito. “O Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para a redução de sinistros de trânsito, serve como um importante alerta sobre comportamentos de risco que colocam vidas em perigo diariamente”, destacou.
A campanha Maio Amarelo busca promover uma mudança de atitude entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, incentivando práticas mais seguras nas vias urbanas e rodovias. A operação Moto Legal é uma das várias ações programadas ao longo do mês para sensibilizar a população sobre a importância da responsabilidade no trânsito.
Com informações do DER-DF