Mãe de criança com microcefalia busca na Justiça cirurgia aguardada há 3 anos

mãe
Ângela Vieira e o filho Kenned Luan (Foto: DPE-RR)

Ângela Vieira é mãe de três crianças, e após três anos em busca de uma cirurgia para seu filho de 9 anos, ela recorreu ao Mutirão da Inclusão, promovido pela Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), para tentar viabilizar o procedimento. A criança, Kenned Luan, foi diagnosticada com microcefalia provocada pelo vírus da zika e sofre com uma luxação grave no quadril.

A cirurgia já foi solicitada por meio do tratamento TFD (Transferência Fora de Domicílio), mas, segundo Ângela, nenhuma providência foi tomada pela Prefeitura Municipal de Boa Vista. A família chegou a ser encaminhada até um hospital em Paranoá, no Distrito Federal, que informou não realizar o tipo de cirurgia.

 “Voltei sem solução, sem encaminhamento e sem resposta. Enquanto isso, ele segue esperando e sofrendo”, relata a mãe.

Além da demora no atendimento, Ângela relata sobrecarga emocional. Ela cuida sozinha dos três filhos, Tomas Benjamin, de 4 anos, Agatha Cristina, de 1 ano e 10 meses, e Kenned Luan, enquanto o marido trabalha fora do estado.

“Toda mãe atípica precisa de apoio psicológico. E quase ninguém fala sobre isso”, afirmou.

Ângela participou do mutirão após ver o link de inscrição em um grupo de mães de crianças com deficiência. Durante o evento, ela teve acesso ao atendimento jurídico da Defensoria e ao suporte de profissionais da saúde, que organizaram a documentação necessária para o início do processo judicial.

De acordo com o defensor público Francisco Francelino, titular da área da Infância e Juventude, casos semelhantes são recorrentes. Ele explica que, quando não há resposta administrativa por parte das secretarias de Saúde, a DPE ingressa com ação judicial fundamentada no direito à saúde, previsto na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

“O mutirão mostra que, cada vez mais, as crianças precisam da atuação da instituição, especialmente quando o acesso ao SUS lhes é negado”, afirmou o defensor.

A DPE-RR acompanhará o caso de Kenned Luan na Justiça. Segundo Francelino, o objetivo é garantir que o procedimento seja realizado o quanto antes.

A reportagem entrou com contato com a Prefeitura de Boa Vista e aguarda retorno.

O post Mãe de criança com microcefalia busca na Justiça cirurgia aguardada há 3 anos apareceu primeiro em Folha BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.