Oito ministros de Lula vão a feira do MST em SP

Foto: Marcelo Camargo

Oito ministros do governo Lula estão previstos para participar entre quinta-feira e domingo da Feira Nacional da Reforma Agrária, no Parque da Água Branca, em São Paulo.

A lista oficial prevê a presença de:

  • Anielle Franco, Ministra dos Direitos Humanos;
  • Celso Sabino, Ministro do Turismo;
  • Geraldo Alckmin, Vice-Presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio;
  • Gleisi Hoffmann, Ministra das Relações Institucionais;
  • Luiz Marinho, Ministro do Trabalho;
  • Márcio Macêdo, Ministro da Secretaria-Geral da Presidência;
  • Sonia Guajajara, Ministra dos Povos Originários;
  • Paulo Teixeira, Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil.

Além deles, estarão presentes Aloizio Mercadante, Presidente do BNDES, Luiz Gustavo, Vice-Presidente de Agronegócio Banco do Brasil, e Kleytton Morais, Presidente da Fundação Banco do Brasil, e Andrei Rodrigues, Diretor-Geral da Polícia Federal.

O foco da feira, segundo o MST, é apresentar resultados da agricultura familiar, como alimentos orgânicos produzidos nos assentamentos do movimento.

Mas há uma série de atos políticos na programação que se estende até domingo, como o “Ato de Solidariedade Internacionalista”, com a presença dos embaixadores de Cuba, Venezuela e da República do Saara Ocidental.

Apesar do volume de ministros, o movimento vem criticando o governo Lula e reivindica uma maior eficiência na política de reforma agrária.

Há uma percepção de que a relação política com o Palácio do Planalto é boa e com diálogo, mas que há lentidão na execução das políticas por parte do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Nas contas do movimento, há no país hoje cerca de 140 mil famílias acampadas, das quais 65 mil ligadas ao MST.

O movimento diz ainda que nenhuma das famílias assentadas no governo Lula 3 integra o MST, que não há assentados em áreas obtidas durante a atual gestão e que o que está em curso são assentamentos em terras concedidas no segundo mandato de Dilma Rousseff.

Em razão desse cenário, há queixas sobre a atuação do ministro Paulo Teixeira e um desejo de que ele seja substituído. Dentre os nomes citados para o seu lugar estão o ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social e deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) e o senador Beto Faro (PT-PA).

O ministro, porém, deve aproveitar o evento para apresentar resultados de sua gestão à frente do ministério.

CNN

The post Oito ministros de Lula vão a feira do MST em SP appeared first on Blog do BG.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.