A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri), deflagrou nesta terça-feira (7/5) uma operação para desarticular uma associação criminosa especializada em extorsão virtual. A ação contou com o apoio da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE).
Segundo as investigações, que já duram cerca de um ano, o grupo obtinha dados pessoais das vítimas por meio de vazamentos na internet e acessos indevidos a bancos de dados. Com essas informações, os criminosos faziam ameaças e exigiam transferências bancárias sob coação. Até o momento, nove vítimas foram identificadas no Distrito Federal.
Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande e Paulista, em Pernambuco. Em um dos endereços, foi apreendida uma pistola calibre 9mm. Um dos alvos já estava preso no sistema penitenciário do estado.
Apesar das apreensões, a operação não resultou em novas prisões. Os alvos têm antecedentes criminais por homicídio, roubo e tráfico de drogas.
A ofensiva contou ainda com o apoio da Coordenação de Planejamento Operacional (CPO) e do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil pernambucana.