
A gestão municipal de Santana do Acaraú recebeu mensagens que seriam de um grupo criminoso do estado por meio do canal oficial da ouvidoria. Facção criminosa envia ameaças à prefeitura por meio da ouvidoria do município no Ceará.
Reprodução
A Prefeitura de Santana do Acaraú, no Ceará, recebeu mensagens que seriam ameaças de uma facção criminosa por meio do site oficial da Ouvidoria do município. O canal é usado para que a população envie reclamações e sugestões ao Executivo municipal. As mensagens alegam que há membros do Comando Vermelho envolvidos com a gestão municipal e exigem o fim da relação.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O g1 entrou em contato com o prefeito de Santana do Acaraú, Francisco Das Chagas Mendes (conhecido como ‘Meu Deus’), com a procuradora geral, com a controladora geral, com o chefe de gabinete e com o secretário de segurança pública do município, mas não obteve resposta. O caso foi denunciado ao Ministério Público por meio da procuradoria-geral do município. Um boletim de ocorrência também foi feito comunicando as ameaças à Polícia Civil.
O g1 teve acesso a trechos do documento encaminhado pelo município às autoridades. As mensagens contêm ameaças ao município, exigindo que a gestão municipal demita supostos funcionários ligados ao Comando Vermelho.
“Se a Prefeitura continuar dando trampo [emprego] para ** vermelho, a gente vai tocar o terror na cidade”, diz uma das ameaças enviadas.
LEIA TAMBÉM:
Advogado que atuou nos casos da chacina do Curió e de contadora morta pelo marido é assassinado a tiros
Idoso de 74 anos morre atropelado em rodovia no Ceará; filho de prefeito estava no veículo
A Polícia Civil do Ceará informou que investiga um crime de ameaça, ocorrido no dia 19 de março, em um órgão público localizado no município de Santana do Acaraú. Conforme a corporação, um boletim de ocorrência foi registrado no último dia 16 de abril, na Delegacia de Santana do Acaraú, que investiga o caso.
O Ministério Público do Ceará informou que foi instaurado procedimento na Promotoria de Justiça de Santana do Acaraú para acompanhamento do caso. O MP também pediu à Delegacia de Polícia Civil abertura de inquérito policial. O órgão ministerial disse ainda que, por se tratar de investigação em andamento, não poderão ser fornecidos detalhes adicionais; mas garantiu que segue acompanhando o caso, adotando as medidas pertinentes.
Fala de prefeito sobre as facções
Prefeito de Santana do Acaraú afirma que município ‘trabalha com CV e PCC’
Em junho de 2024, o prefeito de Santana do Acaraú, Francisco das Chagas Mendes, afirmou que trabalhava com pessoas das facções criminosas CV e do PCC na prefeitura, durante entrevista a rádio Coqueiros FM, de Sobral.
Conhecido popularmente como “Meu Deus”, o prefeito fez a afirmação ao falar da geração de empregos para solucionar problemas de segurança pública no município. O gestor foi reeleito nas últimas eleições.
Com a repercussão negativa após a afirmação, que faz referências aos grupos criminosos Comando Vermelho e Primeiro Comando da Capital, o prefeito publicou uma nota explicativa afirmando que teve a fala tirada de contexto. Ele acrescentou que não compactua com o crime e que não tem acordo com facções criminosas.
Durante a participação no programa de rádio, ‘Meu Deus’ foi perguntado por um ouvinte sobre o segredo para conter a criminalidade no município de Santana do Acaraú, situado a 228 quilômetros de Fortaleza.
Na resposta, ele citou a geração de empregos e oportunidades para a juventude como uma medida escolhida na gestão. O prefeito citou a responsabilidade das gestões em dar oportunidades para os jovens que, sem emprego, entram no ciclo da violência.
“Em Santana, nós tratamos diferente. O bem venceu o mal. Hoje nós estamos com pessoas que a sociedade de Santana poderia dizer que ali não aceitava esse povo. ‘Meu Deus’ simplesmente abre a porta da prefeitura e diz: ‘Tá aqui. Querem trabalhar? Nós temos trabalho’’. E hoje estamos trabalhando com CV, com PCC… porque são humanos. Primeiro, eu não quero nem saber qual sigla, eu quero saber se são humanos”, afirmou Francisco das Chagas durante a entrevista.
Ainda durante a fala, o gestor ressaltou que as pessoas alcançadas pelos empregos são cidadãs e merecem viver com dignidade. Ele comentou também que a cidade de Santana do Acaraú deixou de ter episódios de violência.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará