Centro-direita debate eleições 2026 em almoço do LIDE Brasília

CAROLINA FREITAS

O almoço-debate do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE) de Brasília reuniu, nesta terça-feira (06), a cúpula da política da centro-direita. O palestrante do dia foi o presidente nacional do Progressista (PP), senador Ciro Nogueira. O evento, que ocorreu no Lago Sul, contou com a presença do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), da vice-governadora do DF, Celina Leão (PP), do presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado Wellington Luiz (MDB), e entre outros políticos.

O tema abordado no almoço-debate foi “Conjuntura política e seus desafios para o futuro do Brasil”. Durante a apresentação, Ciro fez uma análise do atual cenário político, as eleições de 2026 e sobre a Federação União Progressista – que uniu os partidos Progressistas e União Brasil em 29 de abril.

“Precisamos discutir um pouco do país e furar essa bolha da polarização que o Brasil se encontra”, salientou o senador. Ao ser questionado sobre as eleições de 2026, Ciro destacou que o país inicia um novo ciclo político. “Agora, graças a Deus, estamos encerrando o ciclo do PT. E vai começar um ciclo novo dos partidos de centro, com a Federação e outros partidos de centro que estarão unidos na próxima eleição.”

“A encruzilhada que o nosso país vive hoje não permite que nenhum empresário, empreendedor e cidadão se omita a partir de agora”, salientou Ciro. Sobre o seu posicionamento político, o senador reafirmou que é liberal, mas que não defende pautas ligadas ao armamento da população.

Sem citar um nome, Ciro destacou que o Brasil precisa de um candidato à presidência que seja capaz de dialogar com todos. “Com a mídia, judiciário, setor produtivo e o Congresso. Tomando decisões que são muito difíceis.” Para o senador, o momento é de unificar os partidos de centro e direita, em prol de um único projeto.

Força da Centro-direita

Presente no evento, o governador do DF, Ibaneis Rocha, ressaltou que o momento é da centro-direita. “O nosso palestrante, na minha visão, é um dos políticos mais experientes que esse país tem hoje. É um excelente momento para tratar da pauta política, pensando nas eleições de 2026. É hora da centro-direita se reunir. Semana passada tivemos um evento de grande importância para a política brasileira, que foi a união do PP com a União Brasil que certamente vai pautar os temas dentro do Congresso Nacional. E isso interessa a toda a sociedade brasileira”, frisou.

O presidente da CLDF, Wellington Luiz comentou que todos os esforços estão concentrados para que a centro-direita domine as eleições de 2026. “Não somente acredito [nessa união] como nós vamos trabalhar para isso. Essa é uma possibilidade que deixou de ser remota para ser concreta. As forças estão concentradas nisso e essa possibilidade realmente existe.”

O deputado aproveitou o momento também para reforçar o apoio do MDB para a candidatura de Celina Leão para o governo do DF em 2026. “O MDB está em pleno apoio à candidatura de Celina Leão. Ela está preparada, e as diversas vezes que assumiu o governo deu conta do recado. Não tenho dúvidas nenhuma que o governo do DF estará em boas mãos”, disse.

A vice-governadora Celina Leão destacou que a união do PP com o União Brasil é um um passo importante para o futuro político do país. “Nós tivemos a oportunidade de compartilhar [no evento] conhecimento e, principalmente, sonhos. Com a nossa Federação acredito que vamos entregar muito mais para o país. O Ciro representa muito o que o país precisa, da sua capacidade política, do conhecimento dos problemas do Brasil e das soluções para esses problemas.”

Sobre o Lide Brasília

Sob o comando do empresário Paulo Octávio, o Lide Brasília reúne empresários e lideranças da cidade em conferências, debates e palestras sobre diversos temas. “O LIDE tem um papel importante para deixar o empresariado mais atento e unidos para fortalecer a democracia e o projeto de país”, explicou Paulo.

“O Brasil vive um momento que precisa de uma participação mais ativa do setor produtivo, estamos um pouco omissos. É importante que o setor produtivo apresente um projeto para o Brasil, e não para os partidos”, acrescentou Paulo.

Sobre a escolha do palestrante, o presidente do LIDE Brasília destacou que o momento é oportuno para discutir a política brasileira. “A criação da Federação entre o PP e a União Brasil chega em uma hora importante para a política brasileira. São dois partidos enormes que vão criar uma Federação com o maior número de deputados da Câmara, do Senado, prefeitos e vereadores. É uma união muito forte que pode decidir a eleição do próximo ano, em vários níveis, federal e estadual.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.