
Com o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana” a Campanha Maio Amarelo 2025 foi lançada nesta segunda-feira (6) na Escola Municipal Raio de Sol, no bairro Nova Cidade. A proposta deste ano é chamar atenção para a responsabilidade de cada cidadão na construção de um trânsito mais seguro, com foco especial em públicos vulneráveis, como idosos e crianças.



Durante o evento de conscientização, o agente de trânsito Ney Tácio Brito, esteve presente abordando o tema apresentando dados e enfatizando a importância da campanha na Capital.

“Na verdade, o ano todo a gente faz a nossa parte mais educacional para o trânsito, dentro das escolas, dentro de empresas. Mas esse mês, que é o Maio Amarelo, com mais de 30 países envolvidos, a gente vai dar mais ênfase e intensificar as nossas ações voltadas à segurança viária”, disse.
O evento também marcou o início de uma série de ações educativas e de fiscalização que ocorrerão ao longo do mês de maio. O encerramento da campanha será no dia 30 de maio, com uma caminhada na Praça Germano Augusto Sampaio, às 16h30, reunindo agentes de trânsito, projetos sociais, autoridades e a população.
Na ocasião, foram apresentados dados estatísticos que apontam queda nos índices de acidentes e óbitos em decorrência do trânsito na capital.
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), entre janeiro e outubro de 2024, Boa Vista registrou 2.747 sinistros, uma redução de 14,7% em relação ao mesmo período de 2023, quando houve 3.221 ocorrências. Em 2022, o número foi ainda maior: 3.899 registros.
A agente destacou que o resultado é fruto do trabalho integrado das três frentes que compõem o chamado “tripé do trânsito”: engenharia, fiscalização e educação.
“Hoje nós vamos apresentar dados estatísticos e mostrar que o trabalho sério da Prefeitura fez com que reduzíssemos os números de sinistros e também de óbitos. Isso é reflexo do investimento contínuo em educação no trânsito, melhorias na infraestrutura viária e intensificação da fiscalização”, afirmou.
Entre as ações realizadas, destacam-se:
• 158 palestras educativas e 28 blitze educativas;
• 10 mil notificações de infrações;
• 2.222 novas placas de sinalização vertical;
• 15 novos semáforos, 13 radares de velocidade, 4 lombadas eletrônicas e 3 rotatórias implantadas;
• Mais de 16 mil ordens de serviço executadas pela engenharia de trânsito.
Também foram emitidos 2.186 cartões de estacionamento para idosos e 724 para pessoas com deficiência (PCD).
“A população pode contribuir respeitando, especialmente, os idosos e crianças que têm mais dificuldades de locomoção. O tema deste ano é pertinente por destacar justamente os mais vulneráveis”, reforçou o agente.
Durante a programação, as crianças participaram de atividades educativas que simulavam situações do trânsito, como travessias e o uso correto da sinalização.

“Achei muito legal o evento do Maio Amarelo. A parte mais importante foi quando a gente teve que ajudar o idoso a atravessar, segurando na mão dele, é um ato de ajudar. Também aprendi sobre o semáforo: o vermelho é pra parar, o amarelo é atenção e o verde é pra seguir em frente”, contou a aluna Sarah de Souza, de 9 anos.
O post Campanha mostra redução de acidentes em Boa Vista e reforça ações educativas durante o mês apareceu primeiro em Folha BV.