Brasil minimiza impacto de deportações em Portugal

A Embaixada do Brasil em Portugal afirmou nesta terça-feira (6) que, segundo informações do governo português, o número de brasileiros que devem ser notificados para deixar o país é muito pequeno. A representação diplomática brasileira em Lisboa mantém diálogo com as autoridades locais e tem uma reunião agendada para tratar da situação dos imigrantes brasileiros em condição irregular.

No último sábado (3), o governo português anunciou que 18 mil imigrantes sem autorização de residência receberão ordens para deixar o país em até 20 dias, sendo que 4,5 mil serão notificados ainda nesta semana. A legislação portuguesa prevê a detenção de quem não cumprir a determinação. O ministro da Previdência, António Leitão Amaro, afirmou que aqueles que desobedecerem poderão ser expulsos à força, embora tenha reconhecido dificuldades operacionais e defendido mudanças no sistema de deportações.

Portugal abriga a segunda maior comunidade de brasileiros no exterior, com mais de 500 mil residentes — a maior entre os estrangeiros no país. O anúncio do governo ocorreu durante o período eleitoral, o que gerou críticas da oposição, que acusa o governo de explorar o tema da imigração para obter vantagem política. A Casa do Brasil de Lisboa, entidade de apoio a imigrantes, também se manifestou contra a aceleração das deportações em pleno clima de campanha.

The post Brasil minimiza impacto de deportações em Portugal appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.