O prefeito Orvino Coelho de Ávila, junto ao vice-prefeito Michel Schlemper, secretários municipais, vereadores e representantes da Casan, realizou uma vistoria nesta terça-feira (6) nas obras da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Potecas, em São José. O chefe do Executivo cobrou agilidade da Casan na conclusão da obra, que está com um ano de atraso e é vista como essencial para resolver os problemas ambientais causados pelas lagoas de estabilização. A previsão atual é que parte da estrutura entre em funcionamento até dezembro deste ano.
Durante a visita, a gestão municipal destacou a importância de acelerar o cronograma da obra, especialmente para avançar com o processo de aterramento das lagoas antigas, considerado fundamental para a recuperação ambiental da região. Para isso, será agendada uma reunião entre a prefeitura, a Casan e o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). O vice-prefeito Schlemper reforçou o compromisso da administração com a qualidade de vida dos moradores da cidade.
De acordo com avaliação técnica da Secretaria de Planejamento, cerca de 70% da estrutura física da nova estação está concluída, mas o avanço total da obra é de 50%, devido à falta de componentes como instalações elétricas. A Casan informou que, ao final da primeira etapa, a nova ETE terá capacidade de tratar até 600 litros de esgoto por segundo — um aumento de 42% em relação ao sistema atual, baseado nas lagoas de estabilização.
The post Prefeito cobra agilidade em obras da ETE de Potecas appeared first on SCTODODIA.