Nesta segunda-feira (5), a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) celebra 190 anos de atuação. Para comentar sobre a data, o tenente-coronel Paulo Sérgio Pereira de Bona Portão, comandante do 5º BPM de Tubarão, conversou com a reportagem do SCTodoDia e fez o convite para uma solenidade que será realizada nesta terça-feira (6), na sede do Comando Regional da cidade.
O evento inicia às 10 horas na Av. José Acácio Moreira. Homenagens à PMSC e também aos policiais militares serão prestadas durante a celebração. Promoção de agentes, entrega de brasões de mérito, medalhas e honrarias a autoridades também serão entregues durante a solenidade.
Orgulho em fazer parte da história
“É uma honra poder trabalhar na Polícia Militar e um orgulho compor essa instituição. Desde sua criação, a PM reforça seu compromisso com a segurança das pessoas, com a proteção da vida das pessoas. Estar presente e comandar o 5º Batalhão é uma honra pessoal e motivo de orgulho. Completamos 190 anos e agradecemos aos militares que compõem a corporação, sejam os da ativa ou os veteranos”, ressaltou o comandante sobre o tempo dedicado ao batalhão e a Polícia Militar.
Santa Catarina como referência
De acordo com o comandante, durante todo o período de sua existência, a PMSC se reinventou e tornou-se referência no país. “Eu ingressei na corporação há 26 anos e evoluímos muito. Hoje a PM trabalha com tecnologia embarcada e uma série de outras tecnologias que fazem com que o policial consiga prestar seu serviço de forma mais eficiente e mais rápida.
Índices de Tubarão
Recentemente, Tubarão teve um caso de homicídio registrado em plena Av. Patrício Lima. Apesar do caso, a cidade segue sendo referência no quesito segurança e apresenta um dos menores índices de violência da região.
“Damos importância a essas questões, pois o homicídio é o principal fator para determinar o índice de violência de uma localidade. O índice de letalidade violenta no Brasil é em torno de 10 mortes a cada 100 mil habitantes por ano. Aqui em Tubarão, embora tenhamos registado esse caso, ainda assim o índice é de 0,91 mortes a cada 100 mil habitantes”, explica Bona.
The post PM de Tubarão realiza solenidade em alusão aos 190 anos appeared first on SCTODODIA.