O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu nesta segunda-feira (5) que a Índia e o Paquistão “se afastem do precipício”, em um momento em que as tensões entre os dois países atingiram “o ponto mais alto em anos”.
“É essencial, especialmente neste momento crítico, evitar um confronto militar que poderia facilmente sair de controle. Chegou a hora de máxima moderação e de se afastar do precipício”, disse Guterres aos repórteres.
“Entendo as fortes emoções que se seguiram ao horrível ataque terrorista” de 22 de abril na região da Caxemira administrada pela Índia, disse ele, antes de reiterar sua condenação ao ataque e pedir que os responsáveis sejam levados à justiça.
A Índia responsabiliza o governo de Islamabad por este ataque, que matou 26 civis. Nenhum grupo reivindicou a responsabilidade e o Paquistão nega qualquer envolvimento.
“Lamento ver que suas relações chegaram a um ponto crítico”, disse Guterres, ao alertar que “uma solução militar não é uma solução”.
Guterres afirmou que a ONU está pronta para “apoiar qualquer iniciativa que promova a redução da tensão, a diplomacia e um compromisso renovado com a paz”.
O Conselho de Segurança da ONU se reunirá a portas fechadas na tarde desta segunda-feira para discutir a situação a pedido do Paquistão.
© Agence France-Presse