‘Desespero total’: os detalhes da tragédia na BR-280 que matou duas idosas em SC

Imagens mostram detalhes da tragédia na BR-280 que matou duas idosas em SC. Na primeira imagem aparece uma fumaça preta e os veículos envolvidos no acidente pegando fogo. Na segunda foto aparecem as duas idosas que morreram, Heliane Cagnin Quevedo e Stela Maris, em uma foto em preto e branco do grupo de dança que faziam parte

Heliane Cagnin Quevedo e Stela Maris morreram no grave acidente na Serra de Courpá. – Foto: Reprodução/ND

Um evento especial para um grupo de dança acabou numa “tragédia inexplicável” para quem testemunhou os estragos do acidente, que deixou 14 vítimas na BR-280, na Serra de Corupá (SC), na noite da última sexta-feira (2).

Das 14 vítimas, duas idosas, Heliane Cagnin Quevedo e Stela Maris, infelizmente não resistiram e morreram. As vítimas foram socorridas no local e encaminhadas para os hospitais da região de Corupá, São Bento do Sul e Jaraguá do Sul. Testemunhas revelaram os detalhes do que aconteceu no momento desse grave acidente.

Grave acidente matou duas idosas e deixou 12 feridos na BR-280


Acidente aconteceu no km 90 da BR-280, em Corupá – Vídeo: Reprodução/Internet/ND

Segundo testemunhas que presenciaram o acidente, uma carreta, que transportava cargas de bolachas, ficou desgovernada na descida da Serra de Corupá, invadindo a pista contrária e batendo contra o micro-ônibus que levava o grupo de dança, além de atingir também um carro.

Após a batida violenta, o micro-ônibus e a carreta pegaram fogo. Imagens gravadas por moradores e motoristas que estavam no local, mostram a dimensão do estrago causado no grave acidente.

Duas idosas morreram no grave acidente envolvendo três veículos – Vídeo: Reprodução/Internet/ND

“Quando cheguei aqui, o desespero era total. O motorista do ônibus, foi um herói, um herói por tirar a pessoa com o fogo pegando no ônibus. Ele retirou a senhora, que foi recolhida para dentro. Para gente, isso é um troço inexplicável”, disse o aposentado Vandenir Martins em entrevista a NDTV.

Grupo de dança se apresentaria neste sábado (3)

O grupo de dança estava representando o município de Balneário Rincão, cidade litorânea do sul de Santa Catarina, nos jogos da terceira idade, em São Bento do Sul, no norte de Santa Catarina.

A segunda apresentação estava marcada para este sábado (3), segundo a coordenadora do grupo. Elas estavam hospedadas desde o dia 30 de abril em um hotel de Guaramirim, município que fica pouco mais de 60 quilômetro do local do evento.

“A gente se emociona porque duas vidas ficaram por aqui. Deus está no comando das coisas. Foram duas, as outras pessoas estão hospitalizadas. A gente quer que Deus venha dar conforto as famílias e que venham sair ileso de tudo, dessa tragédia, uma tragédia inexplicável”, disse o aposentado Vandenir Martins em entrevista a NDTV.

Grave acidente interditou a BR-280

A rodovia BR-280, no km 90, ficou completamente interditada até o início da madrugada deste sábado (3). Segundo os bombeiros, o acidente deixou, ao todo, 14 vítimas feridas, onde 12 estavam no micro-ônibus, uma na carreta e uma no carro. As duas idosas que morreram estavam no micro-ônibus.

O que causou o acidente na BR-280?

Os veículos passaram por perícias e os vestígios do acidente foram recolhidos do local. Os peritos devem analisar as marcas de frenagem e topografia para tentar determinar a velocidade da carreta.

Laudos periciais irão apontar se houve falha mecânica. O corpo de Stela Maris, uma das idosas que morreu no acidente, poderá ser liberado para a família ainda neste sábado (3).

Já o corpo de Heliane Cagnin Quevedo deverá passar por mais exames, uma vez que ele se encontra carbonizado.

Prefeitura de Balneário Rincão decreta luto

O prefeito de Balneário Rincão, Luiz Laurindo, viajou até o norte do estado, para visitar a vítimas do acidente na BR-280 que estão hospitalizadas e também os familiares das duas idosas que faleceram:

Algumas vítimas foram levadas para casa com o apoio do transporte da prefeitura. – Vídeo: Prefeitura de Balneário Rincão/ND

A prefeitura de Balneário Rincão emitiu uma nota de pesar, pelas redes sociais, decretando luto na cidade: “Neste momento de profunda dor e luto, a Prefeitura manifesta aos familiares e amigos as mais sinceras condolências pela partida destas artistas que levavam alegria por todos os cantos da nossa cidade e estado”.

A prefeitura de Criciúma e Urussanga também emitiam uma nota de pesar lamentando o ocorrido. O governo de Santa Catarina se pronunciou sobre o grave acidente e manifestou condolências às famílias das vítimas.

A Fesporte, que organizava o evento que o grupo de dança participaria, também emitiu uma nota de pesar. A prefeitura de São Bento do Sul, cidade sede do evento, também lamentou a tragédia.

*Matéria com informações apuradas pelo repórter da NDTV, Felipe Bambace. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.