Iniciemos a educação

Pesquisa foi realizada focado em educação da Pesquisa Hábitos Culturais (Foto: Raisa Carvalho)

Você começa a se preocupar, quando descobre que educar não é só mandar para a escola. Quando analisamos com critério, vemos que a escola ensina, os pais educam. Se prestássemos mais atenção a isso, não iria tantas crianças mal-educadas para as escolas. E os professores poderiam desempenhar seu papel com mais eficiência.

Embora isso não seria o suficiente para termos uma sociedade realmente educada. Mas a raiz da educação é o lar. E isso não depende do grau intelectual dos pais. Temos uma quantidade enorme de bons exemplos de pessoas bem-educadas que receberam a raiz da educação, dos seus pais, alguns até analfabetos. Mas, o problema não está só aí. O importante mesmo é a continuação, no desenvolver da vida, na caminhada para o sucesso. E o mais importante é observar o mais simples, como mais importante para o aprimoramento. Nunca devemos ignorar a junção da educação com a personalidade. “A educação é como a plaina: aperfeiçoa a obra, mas não melhora a madeira”. Li essa frase, na capa do meu caderno, na escola, quando eu ainda era criança. E por isso não conheço o autor da pérola. Mas isso também não tem importância. O importante é que nos atentemos para a grandeza do pensamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Todo profissional de nível superior, deveria dar mais atenção à sua responsabilidade, como profissional. Na verdade, a faculdade lhe dá um diploma, dizendo que ele fez, e concluiu, o curso da sua profissão. Mas o profissional de verdade, ele vai se tornar na “Universidade do Asfalto”, que é no seu dia a dia, no desempenho do trabalho. E isso está ligado a toda, e qualquer profissão, seja ela qual for. Mas levando em conta que a educação não está ligada somente à profissão. Sua presença pode, e está, indicando a sua educação simples, que é a que está no comportamento pessoal. E é por este caminho que chegamos onde queremos e devemos chegar. Nos exercícios da “Universidade do Asfalto” aprendemos nas nossas observações. Confúcio já disse: “Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te, a ti mesmo”. Só assim você decidirá que caminho deve tomar.  A liberdade é toda sua.  A escolha depende só de você. Mas não despreze o melhor que você observou, para a formação de sua educação para seu sucesso. Vamos viver a vida divertindo-nos, mas com racionalidade. Observe o Charles Chaplin: “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaio. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”. Pense nisso

[email protected]

99121-1460   

O post Iniciemos a educação apareceu primeiro em Folha BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.