

‘Parasita do cocô’ infecta 28 pessoas após visita a zoológico no País de Gales – Foto: Ilustração/Freepik/ND
Um surto de criptosporidiose, doença causada por um parasita conhecido popularmente como ‘parasita do cocô’, foi confirmado nesta quinta-feira (1º) no País de Gales, no Reino Unido. Ao todo, 28 pessoas foram infectadas após uma visita a um zoológico.
O Departamento de Saúde Pública do País de Gales afirmou ao portal Metro UK que os casos estão ligados a uma atividade no zoológico em que os visitantes podiam alimentar e acariciar bezerros e cordeiros.
O estabelecimento suspendeu a atração e está colaborando com as investigações conduzidas pelo departamento de saúde.
‘Parasita do cocô’ afeta o sistema gastrointestinal
Cryptosporidium é o parasita responsável pelo surto, que afeta principalmente o sistema gastrointestinal. A infecção ocorre por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados com fezes de pessoas ou de animais infectados.

Crianças, idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido são mais suscetíveis a formas mais graves da doença causada pelo ‘parasita do cocô’ – Foto: Divulgação/InfoEscola
Os principais sintomas da criptosporidiose incluem diarreia aquosa, cólicas, náuseas, vômitos, febre e perda de peso. Os sinais podem aparecer de dois a dez dias após o contato com o parasita.