“A justiça chegou”, diz Evo Morales após anulação de ordem de captura

evo morales

O ex-presidente boliviano Evo Morales afirmou nesta quarta-feira (30) que sente que “a justiça chegou”, após uma juíza anular a ordem de prisão contra ele em um caso relacionado ao suposto abuso de uma menor quando exercia a presidência.

“Depois de muito tempo, sinto que a justiça chegou. A luta incansável sempre dá bons frutos”, escreveu Morales na rede X, referindo-se à decisão de primeira instância favorável a ele.

Na resolução divulgada nesta quarta-feira, a juíza penal Lilian Moreno determinou “deixar sem efeito” a investigação contra Morales por suposta prática de tráfico de pessoas, derivada de uma relação que ele teria mantido com uma menor durante seu governo (2006–2019).

O Ministério Público havia ordenado, em outubro, a detenção do líder indígena de 65 anos, que desde então se refugiou na região cocalera do Chapare, onde seus apoiadores organizaram um esquema de vigilância para impedir sua prisão.

Em sua mensagem, Morales agradeceu aos partidários que o “protegeram”, que nunca o traíram e permaneceram firmes “nas vigílias sob a liderança do Trópico de Cochabamba”.

A decisão da juíza Moreno ainda pode ser revogada ou confirmada por uma instância superior.

© Agence France-Presse

Adicionar aos favoritos o Link permanente.