Os deputados estaduais progressistas de Santa Catarina avaliam positivamente a formação da federação partidária formada pelo Progressistas e pelo União Brasil. Altair Silva, Pepê Collaço e um representante de Zé Milton foram a Brasília participar junto a outros líderes da formalização da Federação União Progressista, que promete fortalecer o grupo na disputa eleitoral do próximo ano.
“A avaliação é positiva. Estrategicamente, torna-se um dos partidos mais fortes do estado em número de prefeitos. É uma super agremiação com 109 deputados federais. Isso nunca existiu desde a Constituinte de 1988”, avalia o deputado Pepê.
A bancada formada pela nova federação será a mais expressiva da Câmara. Além dos 109 deputados, é a segunda maior no Senado, com 14 senadores. O grupo reunirá 1,4 mil prefeitos e 12 mil vereadores em todo o Brasil.
Instituído pelo Congresso Nacional em 2021, o modelo de federações permite que os partidos atuem de forma unificada em todo o país. As federações devem permanecer no mesmo bloco por pelo menos quatro anos.
Pela negociação, os presidentes do União Brasil, Antonio Rueda, e do PP, senador Ciro Nogueira, vão dividir a liderança da federação entre os dois partidos até dezembro deste ano. Em janeiro de 2026, um novo presidente deve ser escolhido.
The post Deputados catarinenses celebram a nova federação appeared first on SCTODODIA.