O edital do Processo Seletivo Estudantil 2025 da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) foi publicado nesta quarta-feira (30) no Diário Oficial do DF (DODF). A principal novidade desta edição é a oferta de vagas para os cursos de Psicologia, Nutrição e Economia, ampliando para 17 graduações – entre licenciaturas, bacharelados e tecnológicos. A inscrição é gratuita e poderá ser feita de 3 a 18 de maio, exclusivamente pela internet, neste endereço eletrônico.
Assim como em edições anteriores, a seleção dos candidatos será baseada na nota de uma das últimas cinco edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – 2020, 2021, 2022, 2023 ou 2024. Cabe ao próprio candidato escolher qual nota utilizar no processo.
A reitora pro tempore da UnDF, Simone Benck, destaca que a criação dos três novos cursos é resultado do trabalho conjunto entre a comunidade acadêmica e a equipe técnica da instituição. “São cursos que nascem do desejo da comunidade. A oferta presencial e no período noturno amplia o acesso para estudantes que precisam conciliar trabalho e estudo, tornando possível a realização de um sonho profissional”, observa.
Cursos e vagas
No total, o processo seletivo oferece 740 vagas, distribuídas entre os seguintes cursos: Pedagogia, Matemática, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Gestão Ambiental (matutino/vespertino), Produção Cultural, Serviço Social, Gestão Pública, Gestão da Tecnologia da Informação, Letras – Inglês, Atuação Cênica, Letras – Português (matutino/noturno), Dança, Ciência da Computação, Psicologia, Nutrição e Economia. A tabela completa com a oferta e distribuição das vagas está disponível no site oficial da UnDF.
De acordo com o edital, os candidatos poderão concorrer pelas modalidades de ampla concorrência (30% das vagas) e por meio dos sistemas de cotas, que reservam vagas para estudantes de escolas públicas (40%) e para pessoas com deficiência, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), negras (pretas e pardas), indígenas e quilombolas (30%).
“O nosso objetivo institucional é fortalecer a educação pública superior distrital. A universidade está ofertando 740 vagas e assegurando o sistema de cotas, com o compromisso de contribuir para a transformação da realidade educacional e socioeconômica do DF e do Entorno”, afirma João Felipe de Souza, presidente da Comissão Permanente de Processo Seletivo para o Ingresso de Estudantes (Copsie).