Matrículas em tempo integral crescem em SC

Santa Catarina registrou crescimento no número de matrículas em tempo integral entre 2022 e 2024, passando de 15,4% para 16,5% em todas as etapas da educação básica. Os dados são do Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep, e refletem os impactos de programas como o “Escola em Tempo Integral”, implementado no início do governo Lula.

Na educação infantil, o percentual de crianças em jornada ampliada subiu de 66,8% para 69,9% nas creches, e de 16% para 18,1% na pré-escola. No ensino fundamental, os anos iniciais (1º ao 5º ano) avançaram de 7% para 9,2%, enquanto os anos finais (6º ao 9º ano) cresceram de 4,2% para 4,8%.

Por outro lado, o ensino médio catarinense teve retração, com queda nas matrículas em tempo integral de 12,2% para 8,4% no período.

Em nível nacional, o avanço foi mais expressivo: a média de matrículas em jornada ampliada passou de 18,2% em 2022 para 22,9% em 2024. Os destaques foram o ensino médio (20,4% para 24,2%) e os anos finais do fundamental (14,4% para 19,1%).

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