Crianças reunidas, risos no ar e muita segurança. Assim foi o lançamento do programa Turminha Mais Segura, nesta terça-feira (29), no auditório do edifício-sede do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). A ação apresenta os seis personagens das forças de segurança do DF, em uma peça teatral voltada para estudantes da rede pública.
A iniciativa é resultado da parceria entre as secretarias de Segurança Pública (SSP-DF) e de Educação (SEEDF), que garante o acesso de alunos ao espetáculo. Com mensagens educativas de prevenção e valorização do papel de cada instituição, a apresentação busca aproximar as forças de segurança das crianças de forma lúdica e acolhedora.
“Esses contatos são fundamentais para que as crianças conheçam o trabalho dos nossos policiais e demais profissionais da segurança pública, criando vínculos de carinho e respeito. Queremos incentivar essa aproximação de forma lúdica, com resultados permanentes e duradouros”, destacou o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
Para a chefe da Assessoria Especial da Cultura de Paz nas Escolas do Distrito Federal, Ana Beatriz Goldstein, a iniciativa é inovadora, porque traz a temática da segurança por meio da cultura: “É realmente uma situação de vanguarda, de inovação e trata exatamente a questão da segurança humanizada, que é o que a gente precisa”.
Na estreia, cerca de 150 estudantes dos Centros de Ensino Fundamental 1 e 2 da Estrutural e da Escola Classe Sítio das Araucárias, localizada na área rural de Sobradinho, participaram da atividade.
O projeto utiliza materiais pedagógicos, linguagem acessível e apresentações protagonizadas por bonecos para tratar temas como empatia, diversidade, segurança comunitária e cidadania. A proposta é educativa e inclusiva.
Coordenado pela Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Suprec/SSP-DF), o Turminha Mais Segura é um esforço conjunto para fortalecer os laços entre as forças de segurança e a comunidade escolar, incentivando o protagonismo das crianças na construção de uma sociedade mais justa e segura. Além de peças teatrais, o programa inclui oficinas educativas e aparições públicas, com foco especial em regiões com maior vulnerabilidade socioeconômica.
Temáticas diversas
O espetáculo é protagonizado por personagens-heróis que representam as instituições de segurança pública e a comunidade, abordando temas como segurança no dia a dia, prevenção ao bullying, valorização da vida e resolução pacífica de conflitos.
Cada personagem foi pensado para representar os valores e a missão de instituições que são fundamentais para a nossa segurança coletiva, como a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, o Detran, a Defesa Civil e a própria Secretaria de Segurança Pública.
A atuação da PMDF foi o que mais chamou a atenção da aluna do 5º ano da Escola Classe (EC) Sítio das Araucárias de Sobradinho, Nicolly dos Reis, 12 anos. “Achei muito legal o que eles fazem”, observou a jovem, que se sentiu ainda mais próxima da força de segurança. “Eu já conhecia a importância da polícia militar, mas achei muito legal saber mais sobre a profissão”.
Já o colega Matheus Correia, 10, também do 5º ano da EC Sítio das Aráucarias, ficou encantado com a atuação do Detran-DF para promover a segurança no trânsito. “Sem saber como atravessar a rua ou informações sobre o trânsito, a gente pode acabar sofrendo um acidente”, observa o aluno. “Foi muito legal, eu aprendi muito”.
A comandante da PMDF, Ana Paula Barros Habka, se orgulha da conexão das crianças com a corporação: “É importante para que elas entendam a nossa atividade como policial militar e que a gente cumpra nossa missão de fazer uma polícia cidadã, cada vez mais próxima da criança, que é o futuro”.
Segurança Integral
A iniciativa integra o eixo “Escola Mais Segura” do programa Segurança Integral, que prevê a realização de ações de prevenção e intervenção no ambiente escolar, garantindo um espaço saudável para o desenvolvimento pleno de crianças e jovens. Trata-se de uma ação de caráter permanente, voltada ao fortalecimento da cidadania e à promoção da cultura de paz nas escolas.
Para solicitar a apresentação da peça teatral, as escolas podem entrar em contato com a SSP-DF, por meio do telefone (61) 3441-8773.