Izalci Lucas protocola convite para que presidente da CBF explique uniforme vermelho

O senador Izalci Lucas (PL-DF) protocolou, nesta terça-feira (29), um convite para o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, ir ao Congresso Nacional dar explicações sobre a mudança do uniforme número dois da Seleção Brasileira de azul para vermelho, durante a Copa do Mundo de Futebol de 2026.

O senador justifica o convite afirmando que a mudança na cor será para uso político, durante o ano eleitoral e que a “amarelinha” simboliza o patriotismo e o amor pelo Brasil e pela Seleção. O documento foi assinado também pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE).

“A CBF deve explicações ao povo brasileiro sobre a utilização de camisa vermelha pela Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo de 2026. A nossa amarelinha estampa as cores da bandeira nacional, símbolo de nosso patriotismo e do amor pelo Brasil e pela seleção canarinho. A adoção da cor vermelha pode significar uma tentativa de utilização política e eleitoral da Seleção Brasileira de Futebol, o que não vamos aceitar. Por essa razão, urge que o Presidente da CBF compareça ao Senado Federal para prestar esclarecimentos à população brasileira”, afirma a nota do senador.

A decisão de usar a camisa vermelha foi confirmada pela CBF, nesta segunda-feira (28), após o vazamento da informação em um site especializado em uniformes de times e seleções. A cor será usada de forma alternativa ao uniforme azul, adotado como camisa número dois desde 1958, quando o time do Brasil precisou mudar suas cores, por fazer a final contra a Suécia, que utilizava as mesmas cores.

A cor amarela, no uniforme titular será mantida.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.