A reitora pro tempore da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), Simone Benck, recebeu, neste mês, a proposta de reestruturação salarial da carreira de magistério superior. O texto foi elaborado por representantes do Sindicato dos Docentes (SindUnDF) e do corpo técnico da UnDF, integrantes do grupo de trabalho (GT) instituído no mês de março para tratar do tema.
A proposta apresentada pelo GT prevê a redução dos padrões de promoções da tabela de remuneração dos atuais 25 para 15 níveis de vencimento, contemplando os cargos de professor e tutor de educação superior com cargas horárias de 20h e 40h.
O texto também prevê o aumento da Gratificação de Magistério Superior (GMS) ― criada pela Lei nº 6.969/2021 e calculada atualmente em 30% ― para 60% do vencimento básico do padrão e da etapa em que o servidor esteja posicionado.
O chefe da Unidade de Administração Geral da UnDF e membro do GT, Oslanjedou de Santana Oliveira, destacou a importância da conclusão do documento. “Essa iniciativa mostra o compromisso e preocupação desta reitoria em promover e fortalecer a nossa universidade, garantindo um ambiente mais justo e motivador para todos. Acreditamos ainda que essa reestruturação, que foi feita de forma responsável e transparente, vai refletir positivamente na qualidade do ensino e na valorização dos nossos profissionais.”
De acordo com a Reitoria, a proposta de reestruturação da carreira de magistério superior será submetida a análise interna, com foco na compatibilização orçamentária e na adequação aos instrumentos de planejamento e gestão do Governo do Distrito Federal (GDF), antes de ser encaminhada para avaliação pelos órgãos competentes do GDF.
*Com informações da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF)