Um adolescente foi apreendido pela Polícia Civil de Navegantes nesta segunda-feira (28), após investigações apontarem o planejamento de ataques coletivos e a disseminação de discurso de ódio e discriminação racial em conversas online. O caso chegou às autoridades brasileiras por meio de informações compartilhadas pelo FBI.
Após receber o material, a Polícia Civil iniciou as investigações e representou pelas medidas cautelares, que foram deferidas pela Justiça. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos dispositivos eletrônicos e outros materiais considerados relevantes para o inquérito.
De acordo com a Polícia Civil, o adolescente já havia sido investigado em 2024, quando foi alvo de um mandado de busca e apreensão por apologia ao neonazismo e prática de bullying no ambiente escolar. O conteúdo encontrado nos dispositivos apreendidos nesta segunda-feira, segundo a polícia, reforçou as provas das investigações anteriores.
O delegado Osnei de Oliveira, responsável pela comarca de Navegantes, destacou a importância da operação e alertou para a necessidade de atenção por parte das famílias quanto aos contatos mantidos por crianças e adolescentes no ambiente virtual.
“Dada a gravidade dos fatos e visando a prevenção, principalmente no ambiente escolar, representamos pelas medidas cautelares, que foram deferidas pela Justiça”, afirmou o delegado.
Oliveira também relembrou o histórico do jovem, mencionando a investigação anterior. “Na ocasião, o material apreendido corroborou indícios de disseminação de discurso de ódio e práticas de bullying escolar. Agora, ele foi novamente encaminhado ao sistema socioeducativo, e a investigação seguirá seu trâmite legal”, finaliza o delegado.
The post Navegantes: jovem é apreendido por planejar ataques appeared first on SCTODODIA.