MARIANA BRASIL E ANDRÉ BORGES
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)
O governo assinou nesta segunda-feira (28) os contratos de concessão dos lotes 3 e 6 de rodovias do Paraná. Participaram do evento o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), além de outras autoridades e representantes das empresas Motiva, nova marca da CCR, e a EPR. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha previsão de acompanhar a cerimônia, mas a sua presença foi cancelada horas antes do evento.
Segundo Renan Filho, Lula está gravando uma mensagem para o Dia do Trabalho, 1º de maio, e acabou não conseguindo comparecer ao encontro.
As duas concessões somam 1.231 quilômetros de rodovias federais e estaduais. Com vigência de 30 anos, os contratos preveem investimentos de R$ 16 bilhões pela Motiva, que cuidará do lote 3, enquanto o contrato com a EPR vai aplicar R$ 20 bilhões no lote 6.
As concessões integram o Novo PAC e reúnem trechos de rodovias federais e estaduais dentro de cada lote. “Hoje o Brasil tem a maior carteira de concessões de rodovias do mundo”, disse Renan Filho.
A Motiva arrematou o lote em dezembro do ano passado, depois de oferecer desconto de 26,6% sobre a tarifa básica de pedágio. Com 569,7 quilômetros de extensão, o lote 3 integra o chamado Corredor Norte, conectando o Paraná ao porto de Paranaguá, integrando Santa Catarina e São Paulo.
A área impactada abrange 22 municípios, incluindo Londrina, Ponta Grossa e Apucarana, polos estratégicos do setor produtivo. Está prevista a duplicação de 132,6 km, além da implantação de 24,6 km de faixas adicionais e a construção dos contornos rodoviários de Ponta Grossa, Apucarana e Califórnia, totalizando 61,6 km.
A concessão também deve impulsionar a economia regional, com a geração de mais de 143 mil empregos diretos e indiretos, segundo a ANTT.
Já o lote 6, da EPR, prevê um investimento de R$ 20,11 bilhões para obras e melhorias nos 662,1 quilômetros de rodovias, sendo o maior projeto rodoviário do Paraná. Está prevista a duplicação de 462 quilômetros, além da implantação de 31 quilômetros de faixas adicionais, 87 quilômetros de vias marginais e 13 quilômetros de contornos.
Entre as demais melhorias estão a construção de 38 passarelas, 14 passagens de fauna, três pontos de parada e descanso e 21 quilômetros de iluminação na serra. Principal rodovia do estado, a BR-277 é rota estratégica para o porto de Paranaguá, o segundo maior do Brasil.