William e Kate viajam à Escócia para comemorar 14º aniversário de casamento

O príncipe William e sua esposa, a princesa Kate, no balcão do palácio de Buckingham, no dia de seu casamento, em 29 de abril de 2011LEON NEAL

LEON NEAL

O príncipe de Gales e a esposa, Katherine, comemoram, nesta terça-feira (29), seu 14º aniversário de casamento em uma ilha escocesa, na região onde começaram sua história de amor quando eram estudantes.

Agora que a princesa de 43 anos se recupera de um câncer sobre o qual nenhum detalhe foi divulgado, o casal tem previsto passar dois dias na ilha de Mull, nas ilhas Hébridas Interiores (oeste da Escócia), em sua viagem mais longínqua desde o anúncio do câncer de Kate, em março de 2024.

Eles vão se encontrar com a população local durante a visita a um mercado de artesanato em Tobermory, pequeno porto com casas multicoloridas, e depois em uma fazenda tradicional de criação de ovelhas.

Também está previsto um encontro com guardas florestais e estudantes que participam de um programa de iniciação ambiental ao ar livre, tema caro ao casal, segundo a agenda divulgada pelo palácio de Kensington.

Os encontros serão em geral curtos para preservar a saúde da princesa.

Segundo jornais britânicos, William e Kate, cujos títulos na Escócia são duque e duquesa de Rothesay, escolheram se hospedar em uma cabana isolada nesta ilha de 3 mil habitantes, que vive do turismo, da pesca e da agricultura.

Eles concluirão a viagem na quarta-feira, viajando em um ferry para a pequena ilha vizinha de Iona, que tem 170 habitantes e recebe 130 mil visitantes ao ano.

Kate e William, de 42 anos, se encontraram na Escócia há 20 anos, quando estudavam na universidade de St. Andrews, no noroeste de Edimburgo.

Seu casamento pomposo, acompanhado por milhões de telespectadores ao redor do mundo, foi celebrado na Abadia de Westminster, em Londres, em 29 de abril de 2011.

O casal tem três filhos: o príncipe George, 11 anos, a princesa Charlotte, de 9, e o príncipe Louis, de 7.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.