A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) finalizou o inquérito que apurou as circunstâncias da morte de Thamily Venâncio Ereno, de 23 anos, durante uma abordagem policial no bairro São Sebastião, em Criciúma. A conclusão da investigação aponta que a policial que efetuou o disparo agiu em legítima defesa.
A investigação começou após uma operação da Delegacia de Combate às Drogas para cumprir um mandado de prisão contra um homem de 20 anos, investigado por tráfico de drogas e participação em organização criminosa.
No momento da abordagem, o suspeito estava em um carro dirigido por outro homem. Segundo a polícia, o motorista desobedeceu a ordem de parada, deu marcha ré e acelerou em direção a uma policial que estava a pé na rua. Para se proteger, a agente disparou contra o carro, que atingiu a viatura policial e parou.
Após a prisão do suspeito, a polícia constatou que sua companheira, Thamily Venâncio Ereno, estava no banco traseiro do carro e havia sido atingida na cabeça pelo disparo, falecendo.
No dia dos fatos, o motorista foi preso em flagrante por tentativa de homicídio contra a policial.
A investigação também apurou que o motorista já havia usado um veículo como arma em 2024, quando teria ferido dois servidores municipais de Içara ao colidir intencionalmente contra o carro deles.
Próximo ao local da ocorrência, a Delegacia de Homicídios de Criciúma apreendeu o cartão de memória de uma câmera de vigilância. Embora as imagens da abordagem não tenham sido gravadas, os áudios revelaram que os policiais se identificaram claramente e ordenaram que os ocupantes saíssem do carro.
Ao final da investigação, a Polícia Civil manteve o indiciamento do motorista pelos crimes de tentativa de homicídio e resistência à prisão.
Sobre a conduta da policial que disparou, as provas colhidas indicam que ela agiu em legítima defesa para se proteger da agressão iminente causada pelo motorista.
Os resultados da investigação foram enviados ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para as providências legais necessárias.
The post Caso Thamily: inquérito aponta legítima defesa appeared first on SCTODODIA.