Conclave: a perspectiva de Padre Joel Sávio

A Igreja Católica segue em período de luto oficial após o sepultamento do Papa Francisco, realizado no último sábado no Vaticano. O momento é de reflexão e expectativa para o conclave, que elegerá o próximo líder da Igreja.

Em entrevista à Rádio Cidade em Dia, o reitor do Santuário de Caravaggio, Padre Joel Sávio, compartilhou suas análises sobre o cenário atual e o legado deixado pelo Papa Francisco. “É uma eleição muito aberta, com 140 possibilidades, que são os cardeais que estarão no conclave. Não temos candidatos declarados”, afirmou o padre, destacando a incerteza sobre o sucessor.

Padre Joel Sávio comentou sobre a possibilidade de um Papa africano ou asiático, após a eleição de um latino-americano. “É possível, porque uma vez que se abriu essa possibilidade, isso abre precedentes. No entanto, não sei se estaríamos preparados para um Papa da Ásia, uma igreja que cresce muito”, ponderou.

O legado do Papa Francisco também foi tema da conversa. “O Papa Francisco tinha características muito próprias, muito particulares, que para nós, latino-americanos, são coisas comuns, mas que para a Europa soam como algo muito estranho”, explicou o reitor, citando a simplicidade do sepultamento como exemplo.

Sobre as tendências para o próximo papado, Padre Joel Sávio expressou sua opinião pessoal: “Acredito que hoje a nossa necessidade, enquanto igreja, é de um papa que seria, na linguagem política, o centrão, que consegue dialogar tanto com a linha mais conservadora, que vem crescendo, como com uma linha mais progressista”. Ele também enfatizou a necessidade de recuperar o papel da Igreja como espaço de diplomacia.

The post Conclave: a perspectiva de Padre Joel Sávio appeared first on SCTODODIA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.