O governo dos Estados Unidos publicará uma “lista” de cidades e estados que, segundo a Casa Branca, atrapalham a política de imigração do presidente Donald Trump, anunciou a porta-voz do Executivo nesta segunda-feira (28).
Trump venceu a eleição de novembro graças, em parte, às suas promessas de combater o que ele chama de “invasão” de imigrantes e de expulsar todos aqueles que entraram sem visto.
Ele tenta inclusive abolir o status legal concedido pela administração de seu antecessor democrata, Joe Biden, a centenas de milhares de estrangeiros por motivos humanitários.
Como parte dessa iniciativa, os republicanos querem reprimir as chamadas “cidades santuários”, que normalmente proíbem os funcionários públicos de informar agentes federais sobre imigrantes em situação irregular se eles correm risco de deportação.
Os prefeitos democratas de Boston, Chicago, Denver e Nova York foram duramente criticados no Congresso em março por essas políticas migratórias.
As quatro cidades têm lutado para administrar o enorme fluxo de migrantes vindos do México.
Leavitt elogiou a ofensiva de Trump. Ela diz que permitiu uma redução de 95% nas travessias de fronteira com o México em comparação a março de 2024, quando Joe Biden ainda estava no cargo.
“As fronteiras dos Estados Unidos agora estão seguras graças ao presidente Trump. Ele restaurou o Estado de Direito, aplicou nossas leis de imigração e defendeu a soberania dos Estados Unidos”, disse a porta-voz.
aue-rle/eml/erl/mel/aa
© Agence France-Presse