Governador deve trocar a gestão da PM nesta semana

O governador Antonio Denarium durante a assinatura do decreto, ao lado do comandante-geral da PM, coronel Miramilton Goiano de Souza (Foto: Secom-RR)

Bom dia.

Federação

A criação da federação União Progressista, formada pela aliança entre o Progressistas e o União Brasil, foi pauta no programa Agenda da Semana, da Folha FM, neste domingo (27). O presidente estadual do União Brasil, deputado federal Nicoletti, pontuou que embora alguns estados ainda resistam, tudo indica que a união será concretizada, reunindo mais de 100 deputados federais. Ele destacou que a articulação tem ligação com as eleições presidenciais, e a possível disputa, pela federação, de uma vaga para a vice-presidência.

Mudança

Nicoletti comentou que, em Roraima, o presidente da federação deverá ser o senador Dr. Hiran (Progressistas). A decisão, segundo ele, não o incomoda, o que é compreensível, considerando que, como é de conhecimento geral, Nicoletti está com um pé fora do União Brasil, em negociações para migrar para o PL. O clima entre Nicoletti e os dirigentes do Progressistas azedou depois das eleições municipais, no ano passado.

Possibilidades

O deputado federal também afirmou que está focado em sua reeleição, mas não descartou a possibilidade de disputar o Senado, momento em que criticou a postura dos atuais pré-candidatos, que, segundo ele, não se posicionam contra os excessos do Supremo Tribunal Federal (STF). Quando o assunto é Senado, ele se mostrou disposto a apoiar um nome da direita no Estado que tenha esse compromisso, ou lançar sua própria candidatura, caso haja espaço para isso dentro de seu partido.

Presidência

As recentes mudanças promovidas pelo governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas), no primeiro e segundo escalão do Governo, são apenas o começo, pelo que se comenta nos bastidores. Para esta semana, é esperada a mudança no comando da Polícia Militar (PM) com a saída do coronel Miramilton Goiano, que deve assumir outro cargo no primeiro escalão, possivelmente a Casa Militar. Na verdade, a acomodação de auxiliares em outros cargos quando é forçado a tirá-los tem sido utilizada com frequência por Denarium.

Autonomia

O novo presidente do Iteraima (Instituto de Terras de Roraima), Ionilson Sampaio, comentou que assumiu a gestão do instituto ciente da complexidade do desafio, especialmente com a CPI da Grilagem de Terras em andamento para investigar fortes indícios de irregularidades por lá. Em entrevista ao programa Agenda da Semana, ele afirmou que recebeu o convite diretamente do governador Antonio Denarium, e só aceitou o cargo porque acredita que pode contribuir para resolver os problemas da instituição. Na entrevista, Ionilson afirmou que vai trabalhar em sintonia fina com a CPI.

Resultados 1

Inclusive, Ionilson afirmou que uma das condições para a aceitar o cargo, segundo ele, foi ter autonomia para montar sua equipe e implementar as mudanças necessárias, inclusive as sugeridas pelo relatório parcial da CPI das Terras da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Desde então, ele tem adotado medidas, como a exoneração do diretor de Governança Fundiária do Iteraima, um dos investigados pela comissão, ato que deve ser publicado nos próximos dias.

Resultados 2

Além disso, o presidente anunciou a criação de uma comissão de sindicância para investigar, caso a caso, possíveis falhas na administração, seja por dolo, descuido ou falta de clareza da legislação vigente. O objetivo é corrigir qualquer irregularidade e, se necessário, cancelar ações indevidas. Após isso, ele informou que pretende entregar um contrarrelatório à CPI das Terras com esses resultados.

Força-tarefa

Ionilson Sampaio destacou que, nesta semana, será assinado um acordo de cooperação com o Tribunal de Justiça (TJ), que conta com uma comissão focada em soluções fundiárias. Em paralelo, o instituto trabalha na criação de uma “força-tarefa”, que envolverá órgãos como Procuradoria Geral do Estado (PGE), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Defensoria Pública (DPE-RR) e ALE-RR, para otimizar a solução de conflitos fundiários no Estado.

Vara

Em meio ao aumento dos conflitos fundiários no Estado, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), propôs a criação de uma Vara Especializada em Direito Agrário no Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). A ideia é dar respostas mais rápidas a disputas de terra que envolvem pequenos produtores, indígenas e empresários do agronegócio. A proposta foi formalmente encaminhada ao presidente do TJRR, desembargador Leonardo Cupello.

Percepção

Segundo apurou a Parabólica, os correligionários do governador Antônio Denárium, e ele próprio, continuam otimistas com relação a seu futuro político. Esse otimismo é fruto de avaliações feitas em pesquisas quantitativas e qualitativas que vêm sendo feitas por gente ligada tanto ao governador quanto a seus adversários. Na análise desses resultados para ficar claro aos entrevistados que no governo estadual estaria cheio de corrupção, mas a imagem pessoal de Denarium ainda não está associada diretamente aos malfeitos.

Porto livre

O comércio roraimense anda para trás e volta a ficar como antes da implantação da Área de Livre Comércio (ALC) de Boa Vista. Além da concorrência feita pelo comércio de Lethem, que é cada dia maior, o governo do ditador Nicolás Maduro decidiu retomar Santa Elena do Uairén como Porto Livre e grandes lojas ligadas a comerciantes chineses começam a ser abertas com produtos importados especialmente da China. Empresários de lá dizem que a qualidade dos produtos será melhor que aqueles comercializados em Lethem. Aonde vamos parar?

O post Governador deve trocar a gestão da PM nesta semana apareceu primeiro em Folha BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.