Após três dias de velório aberto para visitação e homenagens ao papa Francisco, o Vaticano celebrou na manhã deste sábado (26) a Missa de Exéquias, dando início ao Novendiali — o tradicional período de nove dias de luto e orações em memória do pontífice. A cerimônia foi realizada no átrio da Basílica de São Pedro e contou com os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, marcando a despedida solene.
A missa de corpo presente reuniu cerca de 250 cardeais, além de bispos, padres e religiosos de várias partes do mundo. O caixão, feito de madeira e zinco e selado na noite anterior, foi posicionado diante do altar da Basílica para a celebração. Ao término da cerimônia, o caixão será transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, após percorrer aproximadamente quatro quilômetros pelas ruas de Roma em cortejo fúnebre.
As homenagens ao papa Francisco continuarão com missas diárias em sua memória, de sábado até o dia 4 de maio, sempre às 17h (horário local) na Basílica de São Pedro. A única exceção será a Missa da Divina Misericórdia, que acontecerá neste domingo (27), às 10h30, na Praça de São Pedro.
The post Vaticano inicia luto de nove dias por Papa appeared first on SCTODODIA.